Obras realizadas pela prefeitura interligam regiões distintas da cidade, oferecendo novas opções de acesso para milhares de condutores. Eixos viários também facilitam escoamento da produção industrial da cidade
A mobilidade urbana em Aparecida está cada vez melhor. Graças ao esforço da administração municipal, a cidade recebeu nos últimos anos vultosos investimentos para construção de modernos eixos viários que interligam diferentes regiões do município, melhorando o tráfego de veículos, o escoamento da produção dos polos industriais e o dia a dia da população beneficiada com as obras.
Na prática, a construção dos eixos estruturantes encurta distâncias entre regiões distintas da cidade que antes não possuíam nenhum canal direto de interligação. Assim, Aparecida passa a contar com alternativas que facilitam o ir e vir de milhares de pessoas que precisam se descolar entre pontos extremos.
As intervenções que transformam a mobilidade urbana em Aparecida começaram na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, que construiu eixos estruturantes nas regiões Norte e Sul. Agora, na administração de Gustavo Mendanha a cidade continua investindo em obras de mobilidade, contemplando outras regiões de Aparecida com projetos inovadores que irão entregar à população novas e eficientes opções para a logística local.
Em breve, outras obras d serão iniciadas na cidade com objetivo de melhorar a trafegabilidade. O processo licitatório para construção de novos eixos viários já foi iniciado e a expectativa da Prefeitura de Aparecida é de que as obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. Nesta nova etapa, serão implantados outros cinco eixos estruturantes na Região Oeste.
O primeiro projeto será construído para ligar o Jardim Maratana ao Jardim Helvécia, passando pelo Setor Alto Paraíso, Jardim Himalaia, Setor Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno e Bairro Cardoso. Neste caso, o eixo terá cerca de 9 km de extensão.
Outros quatro eixos viários serão construídos para melhor a mobilidade na cidade, beneficiando dezenas de bairros. O segundo eixo deste projeto vai interligar o Buriti Sereno ao Setor Morada dos Pássaros. O terceiro será opção de acesso entre o Setor Serra das Brisas e Colonial Sul. O quarto vai conectar o Parque das Nações ao Bairro Cardoso.
Na Região Leste, será construído o Eixo Norte-Sul 5 (ENS-5). Essa obra vai permitir ligação direta da Avenida Santana com o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), passando pela região onde será construído o Aeroporto Executivo de Aparecida.
Para executar obras complexas e com orçamento elevado, a Prefeitura de Aparecida conta com parcerias como, por exemplo, com Corporação Andina de Fomento (CAF) que aprovou financiamento de aproximadamente R$ 135 milhões para conclusão das obras do Programa de Restruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. Nesta etapa do projeto, serão construídos cinco eixos viários nas regiões Leste e Oeste de Aparecida.
Além de interligar regiões que antes não possuíam conexões diretas, os eixos viários também contribuem com o desenvolvimento da cidade, fortalecendo o crescimento de industrias e comércios nas regiões beneficiadas com as obras de mobilidade.
A melhora na mobilidade urbana em Aparecida já é perceptível com a implantação dos Eixos Estruturante Norte-Sul 01, 03 e 04. Agora, a Prefeitura de Aparecida está iniciando a licitação para construção de outros cinco eixos nas regiões Leste e Oeste que irão finalizar o projeto de Restruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio.
O Eixo Norte-Sul 01 (ENS-01), por exemplo, liga a Região Leste ao Centro. Este complexo viário, que também liga Aparecida ao limite com a Capital, possui 13,5 km de extensão com pista dupla, ciclovia, ciclofaixa, sete bueiros celulares e uma ponte. Além de integrar as duas regiões, o ENS01 também desafoga o tráfego de veículos em parte do perímetro urbano da BR-153 e favorece o escoamento da produção de dezenas de empresas instaladas nos polos industrial da região.
Outro importante complexo viário que melhorou a mobilidade urbana de Aparecida foi o Eixo Norte Sul-03 (ENS-03). Esta obra permite ligação rápida do Centro da cidade com a Região Sul de Goiânia, passando pelo Polo Empresarial Goiás, Vila Maria, Vila Alzira até a Avenida São Paulo. A implantação deste complexo viário beneficiou milhares de pessoas que diariamente trafegam entre as duas cidades e o robusto cenário industrial de Aparecida.
O Eixo Norte-Sul 4 (ENS-4) é mais um exemplo de eficiência logística dos complexos viários construídos na cidade. Com a obra o tráfego entre a região do Parque América, na Vila Alzira, e o Anel Viário/BR-060 ficou mais rápido e seguro. Com pista dupla e ciclovia, o ENS-4 também se tornou opção para prática de esportes como corrida e caminhada para moradores da região.
Outra obra que trouxe melhorias significativas para a mobilidade em Aparecida foi a elipse no Anel Viário/BR-060 na região dos setores Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros. A intervenção organizou o tráfego de veículos pequenos, caminhões e ônibus do transporte coletivo. Com a implantação da elipse, foram duplicadas as avenidas V-6 e H-161, beneficiando moradores do Setor Mansões Paraíso, American Park e Itapuã e Bairro Hilda.
Leia também:
Prefeitura entrega viaduto da Avenida São Paulo
Coronavírus: confira o que abre e fecha em Aparecida nos próximos 30 dias
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)