A fim de garantir a segurança da parcela de idosos que vive em abrigos do município, a Prefeitura de Aparecida destinou equipes que atuam na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para realizar a imunização em todas as instituições da cidade. Como as pessoas com faixa etária acima dos 60 anos fazem parte do grupo de risco à pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem seguido à risca todas as recomendações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
Por isso, foram organizadas dezenas de postos fixos de vacinação, um esquema de vacinação via drive-thru, e também a vacinação agendada em casa para os idosos acamados do município e também aqueles com mais de 80 anos que têm dificuldade para se locomover. Nesta quarta-feira (25), os moradores e trabalhadores do Abrigo Comendador Walmor, que fica no Jardim Riviera, receberam a visita da equipe de Imunização do município.
A primeira etapa da campanha, que teve início nesta segunda-feira (23) e segue até 15 de março, tem como público-alvo os idosos e os trabalhadores da Saúde de todo o país. Segundo a coordenadora da Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a criação de novas modalidades de vacinação visa assegurar a imunização desse grupo de risco no município com a devida segurança, evitando exposição em locais de grande aglomeração e diminuindo riscos de contaminação.
“A procura está enorme este ano em razão do momento atípico da pandeia do coronavírus, mas as pessoas podem ficar tranquilas porque todos serão vacinados. Como a campanha acabou tendo de ser adiantada em virtude da pandemia, é possível que aconteçam eventuais ocorrências na logística. Mas haverá sim vacina para todos” – pontua.
“Tem gente que está confundindo as coisas mas não podemos. Esta vacina não é contra o coronavírus, que está se alastrando pelo mundo. É para prevenir a gripe influenza. Contra o vírus, temos que tomar muitos outros cuidados, como a higiene pessoal e a distância de locais com muita gente” – informa a moradora do abrigo, Carmosina da Silva Oliveira, de 83 anos de idade.
“Deixamos disponível o telefone 3545-5868 para o agendamento do serviço da vacinação em domicílio aos idosos acamados ou com mais de 80 com dificuldade de locomoção que residem no município. Apesar de estar bastante concorrido o serviço está funcionando de forma eficaz. Vale a pena insistir um pouco mais caso o telefone esteja ocupado.” – completa Renata.
A Secretaria Municipal de Saúde segue agindo de forma eficaz para garantir a segurança de todos os grupos de risco à pandemia do coronavírus da cidade. “Na terça-feira (24), nossas equipes realizaram a vacinação no Abrigo Raio de Luz e no Monjolo Retiro para Idosos. Hoje está sendo a vez dos idosos que vivem no Abrigo Comendador Walmor e do Centro de Apoio e Saúde do Idoso Silvestre Linhares”, completou Renata.
Na quinta-feira (26) foram vacinados os moradores e trabalhadores da Associação Solar das Acácias. Além da vacina contra a Influenza, a vacina contra a pneumonia também está sendo disponibilizada para aqueles que não estão com a cartela atualizada. Além dos idosos, esta primeira etapa da campanha de vacinação também imunizará os trabalhadores de Saúde do município.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)