Exames serão realizados em pessoas dos grupos prioritários com sintomas gripais, mediante agendamento pelo 0800-646-1590
Na tarde desta sexta-feira, 22 de maio, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciará a testagem de coronavírus pelo método “drive-thru”, em que as pessoas não precisam descer de seus carros e motos para realizar o exame. O novo posto de coleta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Jardim Boa Esperança, na Avenida C-6, ao fundo do Centro de Diagnósticos e Especialidades. Serão testadas diariamente, com agendamento prévio pelo 0800-646-1590, cerca 100 pessoas com sintomas de gripe que pertençam a grupos vulneráveis e prioritários. Os exames oferecidos são do tipo RT-PCR, considerado o melhor para esse tipo de diagnóstico.
“Os exames são os mesmos feitos nas UPAs. Mas, com o drive-thru, o nosso objetivo é reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de urgência, evitando aglomerações. É importante destacar que só serão atendidos pacientes que tiverem realizado o agendamento prévio pelo 0800-646-1590. Essa é uma maneira de garantir o diagnóstico de forma segura e acessível”, explica o secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, Alessandro Magalhães. O secretário também enfatiza que a ampliação da testagem permitirá ao município conhecer e enfrentar melhor a situação da pandemia em Aparecida de Goiânia.
O secretário esclarece que a escolha das imediações do Centro de Especialidades para abrigar o primeiro drive-thru de testagem da cidade ocorreu para fortalecer o monitoramento na região do Garavelo, local com maior coeficiente de incidência da Covid-19. “Essa iniciativa fortalece o monitoramento na região do Garavelo, que compreende bairros como Jardim Helvécia, Cardoso, Jardim Tropical, Buriti Sereno, Vera Cruz, Bairro Hilda, apontada pelo inquérito populacional realizado neste mês como a região de maior incidência da doença por número de habitantes”.
Segundo ele, a intensificação da testagem em Aparecida mantém o município alinhado às recomendações das autoridades de saúde tanto nacionais quanto internacionais. “O nosso objetivo é cumprir o que recomenda a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde: testar, testar e testar. Estaremos começando aqui com 200 testes e, a partir dos próximos dias, faremos outros pontos como esse. Essa região foi escolhida justamente pelo número de casos confirmados”, adiantou. Ele acompanhou hoje a instalação do drive-thru no Jardim Boa Esperança.
Poderão fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais que sejam dos seguintes grupos: idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados. Porém, é obrigatório ligar antecipadamente no número 0800-646-1590 para marcar o dia e o horário da coleta.
Assim, na data agendada, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada ao redor do Centro de Especialidades. O paciente, sem descer do carro, apresentará um documento de identidade para a checagem do agendamento e um profissional de saúde fará a triagem, preencherá uma ficha de notificação e a pessoa assinará um termo de consentimento. Logo em seguida será aferida a pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio do paciente, que, estando tudo de acordo com os protocolos, dirigirá para o posto de coleta do material. Em seguida, o paciente será liberado para ir embora aguardar o resultado informado por telefone pela equipe da Central de Monitoramento por Telemedicina da SMS.
“Não adianta ir para o posto de drive-thru sem agendar o exame previamente e sem apresentar sintomas porque estes casos não serão atendidos. Nós estamos promovendo essa iniciativa para ampliar a testagem na cidade de forma segura e acessível, mas os critérios precisam ser obedecidos. Serão atendidas apenas as pessoas dos grupos prioritários sintomáticas e que tenham realizado o agendamento pelo 0800-646-1590”, destacou o secretário Alessandro Magalhães. De acordo com ele, o sistema drive-thru desburocratiza o acesso por não exigir consulta médica prévia.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)