Aparecida de Goiânia, 26 de Agosto de 2015 – Centenas de pessoas participaram na manhã desta quarta-feira (26) da primeira Conferência Regional Conjunta de Direitos Humanos, em Aparecida. A solenidade de abertura foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG) do município. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Governo do Estado, e se estenderá até às 17 horas.
A solenidade foi aberta oficialmente pelo Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Hamilton Fidelis Junior, que elogiou a gestão do secretário de Assistência Social de Aparecida, José Ribamar. “Ribamar tem feito um grande trabalho no sentido de contribuir com as políticas públicas de relevância social. Nossa missão hoje é discutir essas políticas em conjunto com o Estado. Isso é democracia participativa, por isso a presença de todos é importante”, salientou o presidente.
Com o tema “Direitos Humanos Para Todas e todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, a conferência aborda os direitos da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e da Criança e do Adolescente. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. “Os direitos humanos deve ser garantido a todos, independente de raça, cor, classe social e língua materna. É um direito básico, por isso é fundamental essa discussão de hoje”, pontuou a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges.
A conferência tem como objetivo debater junto com a população e os diversos segmentos da sociedade maneiras para garantir, avaliar e promover a execução de políticas públicas para os Direitos Humanos em Aparecida e nos outros 28 municípios que participam do evento. Na programação, palestras direcionadas, mesas redondas, discussão em grupos e articulações.
Para o secretário Ribamar, que na ocasião representou o prefeito Maguito Vilela, o objetivo da atual gestão é garantir o bem a população de Aparecida. “Estamos aqui para ajudar todas as pessoas que têm seus direitos violados. Essa é a missão que o prefeito me concedeu e é isso que estamos fazendo”, frisou o secretário.
A vereadora Cybelle Tristão (PSDB), representou a Câmara Municipal durante a conferência e ressaltou que o princípio da igualdade é um direito garantido à todos pela constituição brasileira. “É isso que temos que buscar, igualdade entre as pessoas, principalmente para aqueles que têm seus direitos tão violados como crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência”, disse.
Conferências regionais
Aparecida é a segunda cidade a sediar o evento. O primeiro município a realizar a discussão de políticas públicas sobre os direitos humanos foi Uruaçu, no dia 19 de agosto. As conferências estão sendo realizadas por região, além de Aparecida e Uruaçu, outras oito cidades também sediarão o evento de setembro a novembro.
A conferência de Aparecida engloba os municípios de Abadia, Aloândia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Caturaí, Cezarina, Cromínia, Edealina, Edéia, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Indiara, Inhumas, Jandaia, Mairipotaba, Nerópolis, Palmeiras de Goiás, Pontalina, Professor Jamil, Santa Bárbara de Goiás, Senador Canedo, Trindade e Varjão.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)