Aparecida de Goiânia, 29 de setembro de 2015 – Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 29, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) João Natal de Almeida, no Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia. O CEU das Artes é o segundo construído no município e o sexto do estado. A primeira unidade fica no Cidade Vera Cruz. A construção da praça faz parte da política municipal de ocupar os espaços vazios e implantar locais para o lazer e cultura dos aparecidenses.
“Este espaço antes desaproveitado, agora será bem utilizado para o lazer, a cultura e a prática de esportes. Um espaço de convivência para os moradores. E esta é uma obra extremamente importante, pois aqui crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão aprender uma modalidade esportiva, de dança e também poder buscar uma vaga de emprego e aprender alguma outra atividade nas oficinas ministradas no CRAS. E totalmente gratuito”, sublinhou o prefeito Maguito Vilela.
O espaço, que antes era apenas um vazio urbano, possui 21 mil metros quadrados e estrutura física que abriga diversas modalidades, tais como biblioteca, cineteatro, quadro como biblioteca, quadra coberta, quadra de vôlei, pista de skate, salas para reuniões e realização de oficinas, playgrounds, academia aberta, tele centro, SAC, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e também foi implantado um posto avançado do SINE.
“Uma praça como essa numa região de vulnerabilidade social traz oportunidades para o jovens e crianças de iniciação artística e esportiva. A escola precisa ser complementada com essas possibilidades e este é o papel dos CEUs, oferecer um espaço cultural e de esporte para os moradores das regiões onde são implantados. Em Goiás são seis unidades, duas em Aparecida. E destacamos o CEU das Artes do bairro Cidade Vera Cruz como exemplo”, pontuou o diretor de Articulação Institucional, Eduardo Mattedi Werneck.
A dona de casa Maria Helena Alves foi uma das mais de 500 pessoas que acompanharam a festa de inauguração da praça CEU das Artes na tarde desta terça-feira. Ela conta que o espaço era utilizado por usuários de drogas e que agora está bem melhor. “Estou gostando bastante de tudo aqui, porque esse lugar era mal aproveitado e agora a gente tem onde levar as crianças para brincar, praticar atividades físicas e caminhar”, contou a moradora do Parque Flamboyant, acompanhada dos quatro netos.
O investimento foi de R$ 6,5 milhões, recursos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, sendo R$ 641 mil como contrapartida da administração municipal. “A cultura em Aparecida vem ganhando um olhar especial. Esta é a segunda praça inaugurada neste ano e já protocolamos junto ao Ministério da Cultura mais quatro praças CEUs para difundir a prática esportiva e cultural por todas as regiões do município”, ressaltou a secretária de Cultura de Aparecida, Luciana Guimarães ladeada por secretários municipais e lideranças.
Desde o início do projeto de implantação do CEU das Artes os moradores da região se mobilizaram e acompanham, por meio de um grupo gestor, todo o andamento da obra. “Foram mais de dois anos de mobilização para integrar o poder público e a sociedade civil. Com isso proporcionamos o empoderamento do espaço público, trazendo o morador para poder ser lider e mostrar que o espaço é dele e precisa também, acima de tudo, ser cuidado e preservado por ele”, destacou o coordenador do grupo gestor do CEU João Natal, Hamilton Fideles Júnior.
O vereador Almeidinha pontuou ainda que a região leste tem sido amplamente beneficiada com obras importantes nesta atual gestão. “Essa praça cheia de benefícios para a comunidade é mais um exemplo do quanto temos conseguido apoio junto ao governo federal e pela atual administração. A praça é uma realidade e que a população já usa para o esporte, lazer e convivência. E com as oficinas e o Sine, para que a população aprenda um oficio e busque um emprego”, disse o vereador acompanhado do presidente da Câmara, Gustavo Mendanha e de demais vereadores.
Homenagem – O nome do CEU das Artes do Parque Flamboyant é uma homenagem ao ex-deputado federal João Natal de Almeida (PMDB). Ele ocupou ainda as cadeiras de vereador por Goiânia, deputado estadual e secretário de Estado durante o governo de Iris Rezende. João Natal também atuou como promotor público, delegado e procurador municipal, prestando serviços relevantes a toda população goiana. O ex-deputado faleceu em 28 de outubro de 1997. “O que eu sinto neste momento é gratidão pelo meu marido dar nome a um local tão especial e importante para toda a sociedade de Aparecida, cidade pela qual ele lutou muito”, frisou Dália Almeida, esposa do ex-deputado João Natal.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)