Aparecida de Goiânia, 30 de setembro de 2015 – A mobilização contra à dengue é uma ação permanente em Aparecida. Dessa vez a ação de prevenção passa pelo Buriti Sereno. A iniciativa começou às 8 horas desta quarta-feira (30) e se estenderá até o fim do dia. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e outras doenças. Além de trabalhar a conscientização da comunidade, na luta contra endemias comuns, principalmente no período chuvoso, que se inicia no final de outubro.
A ação teve início na Avenida Niemeyer com blitz educativa, em frente à Igreja Luz Para os Povos, no Buriti Sereno. Depois os agentes de saúde se organizaram para fiscalizar os domicílios do bairro. Paralelo a este trabalho, equipes da secretaria de Desenvolvimento Urbano realizam a limpeza de lotes e terrenos baldios, além do recolhimento de pneus.
“É preciso prevenir antes da proliferação do mosquito. Todos nós somos responsáveis já que Aparecida é uma cidade propícia para essas doenças, devido à grande concentração de lotes e terrenos baldios. A dengue é uma doença perigosa e ações como essa ajudam na conscientização dos moradores”, destacou o prefeito Maguito Vilela que participou da blitz educativa.
Durante a ação, estão sendo feitas visitas domiciliares e em ferro velhos, manejo ambiental, recolhimento de pneus, bloqueio de casos de dengue, recolhimento de entulho e limpeza de ruas, fiscalização de imóveis irregulares, blitz educativa e orientações com a equipe de Educação em Saúde, no combate a endemias.
“Já realizamos ações como essa em 19 bairros do município. O trabalho de combate à dengue precisa ser uma ação contínua, ou seja, tem que acontecer o ano todo. Essa ação que antecede o período chuvoso é muito importante, porque o principal criadouro do mosquito em Aparecida é o lixo doméstico”, explicou a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Vânia Cristina.
Os setores Buriti Sereno I, II, III e IV estão sendo contemplados com a ação, que envolve a visita de 9.958 imóveis espalhados pelos bairros. “A colaboração da população é fundamental para manter a limpeza dos quintais, das ruas e terrenos baldios”, alerta o Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.
Trabalho integrado
A ação é uma parceria das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Comunicação Social, Infraestrutura, Regulação Urbana, Cultura, Meio Ambiente, Educação, Superintendência Municipal de Trânsito e Administração. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e da empresa Reverso Reciclagem de Pneus.
O comerciante Valdemiro Ribeiro da Silva é morador do Buriti Sereno há 18 anos e fez questão de receber os agentes de saúde. “Este trabalho é importante, não é fácil manter o quintal sempre limpo, ainda mais em casas que moram muitas pessoas, mas a gente faz o possível”, contou o comerciante. A casa de Valdemiro foi aprovada pelos agentes e serve como exemplo para todas as pessoas
Segundo dados da SMS, em 2013 Aparecida registrou o maior número de casos dos últimos anos. Foram 14.703 casos e 9 óbitos confirmados. Em 2014 este número caiu para 10.763 e cinco óbitos, devido a mobilização do poder público e da população. “Infelizmente este ano já registramos 14.503 casos, quatro óbitos e dez mortes estão sendo investigadas. Por isso é preciso mobilizar toda a cidade e fazer um trabalho integrado para diminuir o número de casos e mortes”, salientou Vânia Cristina
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)