Aparecida de Goiânia, 30 de setembro de 2015 – Os moradores da Vila Delfiori receberam na tarde desta quarta-feira (30) um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A unidade, que já estava em funcionamento desde o dia 10 de setembro, atende 139 crianças em período integral. O investimento foi de R$ 1.766.014,58 e contou com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal. “A educação é uma área sagrada para qualquer cidade ou país que queria se desenvolver. Estamos promovendo educação de qualidade em Aparecida de Goiânia. Isto irá garantir um futuro muito mais promissor para nossas crianças” – afirma o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, que representou o prefeito Maguito Vilela na cerimônia.
“Os filhos das pessoas humildes têm tanto direito de receber educação de qualidade quanto os filhos das pessoas ricas. Em Aparecida não existe esta distinção. Neste CMEI, como em todos os outros que já inauguramos, as crianças além de receberem cinco refeições, contam com uma equipe de professores altamente qualificada. Quando assumi a secretaria, apenas mil crianças estavam matriculadas em creches. Chegaremos ao final de 2016 com dez mil crianças estudando nos CMEIS. Mas o melhor de tudo é saber que a cidade está recebendo investimentos desde a Educação Infantil à especialização do Ensino Superior” – conta Domingos Pereira, secretário municipal de Educação.
O Cmei Delfiori é o sétimo inaugurado oficialmente e tem área total é de 2,8 mil metros quadrados. A unidade faz parte do projeto de reestruturação da Educação Básica em Aparecida, implementado pela atual administração desde 2009. Neste período, o município tinha apenas mil crianças matriculadas em 7 Cmeis. Hoje cerca de 6 mil crianças com idade entre zero e cinco anos estão nas salas de aula. Todas as unidades de ensino do município passaram por reforma e ampliação. “Chegou o grande dia. Juntos, os pais, a nossa equipe e a equipe da Secretaria de Educação, podemos fazer um trabalho maravilhoso. As crianças merecem” – conta Sonia Gonçalves, diretora do CMEI.
Iael Clarissa de Conceição Chagas, é moradora da região e conta que a chegada da unidade ajudou muito. “Hoje em dia as crianças são muito inteligentes. Na escola, elas estando em contato com outras crianças e com os professores, acabam ficando ainda mais inteligentes. É uma grande comodidade que o CMEI esteja perto de casa” – conta. Tatiane Silva de Sousa, que faz parte da comunidade quilombola residente no Jardim Cascata, a chegada do CMEI à região é uma grande notícia. “Inscrevi meu garoto logo que foi feito o anúncio da construção, há quatro anos”. Para Simone Lúcia a construção do CMEI na região representa mais oportunidade às mães trabalhadoras. “Não precisaremos mais pagar para que tomem conta de nossas crianças quando enfrentamos nossa jornada de trabalho”.
Universalização do Acesso
Até o final do ano, a SME colocará em funcionamento os Cmeis do Brasicon, Andrade Reis, Vila Maria, Candido de Queiroz, Jardim Primavera, Marista Sul, Internacional Park, Retiro do Bosque e Parque Trindade 1. As outras unidades serão entregues até o final de 2016 e ampliarão para 10 mil o número de vagas disponíveis em Aparecida. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) suprirá o déficit atual do seu cadastro de reservas, que é de 3 mil vagas. Também estiveram presentes o vereador Vencerlino Amendoim (PSL) e os secretários Ralph Vicente (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação Social) e Jório Rios (Regulação Urbana).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)