A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida iniciou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Campanha Dezembro Vermelho de conscientização e prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com testagem da população. A ação está sendo realizada no Centro de Especialidades e busca ampliar o acesso da comunidade às informações e tratamentos disponíveis, além de enfatizar a importância da prevenção, assistência e proteção, bem como promover os Direitos Humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS desconstruindo preconceitos.
A mobilização é conduzida pelo Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância em Saúde e vai capacitar os profissionais que atuam na assistência sobre a importância da realização do teste rápido, tratamento e acompanhamento adequado para os casos diagnosticados como HIV/AIDS; Intensificar as ações educativas e de testagem para diagnóstico do HIV/AIDS na população geral, gestantes e parcerias sexuais; Orientar as pessoas sobre a prevenção; Capacitar o pessoal da SMS sobre o fluxo de atendimento e o estímulo à adesão dos pacientes ao tratamento, bem como orientar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo e da busca pelo diagnóstico precoce para a redução de novas infecções e mortes.
Testagem rápida para todos
A chefe do Programa, Daniele Prates, ressalta que em Aparecida foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) um total de 2.376 casos de HIV/AIDS até o momento. Somente em 2020 foram notificados 244 casos e 275 casos HIV/AIDS em 2021. “Uma estratégia de fundamental importância para a ampliação do acesso e diagnóstico precoce é a realização de testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. O teste rápido se caracteriza pela execução, leitura e interpretação dos resultados feitos em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial”, destaca Daniele.
Ela acrescenta que em Aparecida são ofertados pelo SUS os Testes Rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para toda a população: “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes. No caso de gestantes, o teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto. Isso tem contribuído enormemente para a ampliação do diagnóstico no pré-natal e a consequente prevenção da transmissão vertical do HIV”.
Conscientização que salva vidas
A responsável técnica do Centro de Especialidades da SMS, Roberta Mayara, lembra que “a atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas. É fundamental orientá-las sobre a prevenção da transmissão e de novas infecções, assim como sobre os sinais e sintomas, a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde e a importância de evitar contato sexual até que a parceria seja tratada e orientada”.
Campanha abrangente
Assim, ao longo do mês de dezembro serão realizadas atividades e mobilizações como palestras, atividades educativas, ampliação da testagem rápida para IST, além do evento de abertura oficial da Campanha nesta quarta, 1º de dezembro. Confira algumas das principais atividades da programação:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)