“Quarta dose” já começou a ser aplicada em idosos institucionalizados e nesta sexta-feira estará disponível em todos os 34 postos de vacinação da cidade. Imunossuprimidos também seguem recebendo a segunda dose de reforço
A partir desta sexta-feira, 25 de março, a Prefeitura de Aparecida vai iniciar a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todos os idosos acima de 80 anos aptos a receberem a “quarta dose”. Os imunizantes estarão disponíveis nos 34 postos fixos de imunização da cidade. Para receber a nova dose de reforço, é necessário respeitar o intervalo de 4 meses da última aplicação. Cerca de 4 mil moradores nessa faixa etária já podem receber a segunda dose do reforço.
Ainda nesta quinta, 24, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a aplicação da “quarta dose” em idosos institucionalizados. Para tanto, as equipes de imunização estão visitando os abrigos da cidade. Nesta manhã, os idosos que vivem no Comendador Walmor foram imunizados. À tarde, as equipes da SMS vão visitar o abrigo Silvestre Linhares.
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que a aplicação da segunda dose de reforço é indicada para idosos acima de 80 anos devido à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 ao longo do tempo, expondo esse grupo a maiores riscos de complicações da doença: “Para recomendar a segunda dose de reforço, o Ministério da Saúde considerou que a efetividade das diferentes plataformas vacinais tem se demonstrado menor nos idosos, com redução na proteção conforme o aumento da idade, sendo mais evidente em faixas etárias avançadas”.
Leia também:
A coordenadora lembra ainda que desde dezembro do ano passado Aparecida já vem aplicando a “quarta dose” em imunossuprimidos. “A vacinação contra a covid-19 é dinâmica e diversas adequações têm sido feitas desde o início da Campanha, conforme os estudos científicos avançam. Por exemplo, dados clínicos apontaram a eficácia e segurança da aplicação da segunda dose de reforço em indivíduos imunocomprometidos, com elevação significativa dos títulos de anticorpos, acarretando a adequação do esquema vacinal desse grupo. Agora chegou a vez dos idosos com mais de 80 anos”, reforçou.
Renata Cordeiro explica ainda que imunossuprimidos contempla o grupo de pessoas com Imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; que tenham doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Postos fixos de vacinação
Em Aparecida, as vacinas contra a covid-19 para adolescentes, adultos e idosos estão disponíveis em 34 locais: na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Cardoso; Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Expansul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; e Veiga Jardim.
A Central de Imunização funciona de segunda à sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h.
Em todos esses 34 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda e para o reforço, incluindo a “quarta dose” para idosos com mais de 80 anos e para imunossuprimidos. Não é necessário agendar.
Qualquer morador com mais 12 anos pode receber a D1 nesses locais, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.
Vacinação pediátrica
A vacinação infantil para crianças de 5 a 11 anos ocorre na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque, Jardim Olímpico e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção contra o novo coronavírus, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)