Cartão de vacinação pode ser atualizado sem necessidade de agendamento
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) disponibiliza vacinação gratuita em 36 locais espalhados por toda a cidade. A oferta segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Não é necessário agendamento para ter acesso ao serviço, basta procurar qualquer um dos postos fixos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação. Ao todo, os imunizantes oferecidos protegem a população contra mais de 30 doenças, incluindo a covid-19 e a gripe.
Além da vacinação fixa em unidades de saúde, a SMS também realiza ações específicas para aproximar a imunização da população. Neste mês de julho, por exemplo, época de férias escolares, a Secretaria realizou duas edições do Parquinho da Vacinação. A iniciativa levou vacinas, brinquedos, lanches e personagens infantis para a Praça CEU das Artes, do Setor Cidade Vera Cruz, e para a Praça Joaquim Ricardo Teixeira, do Jardim Tiradentes. O passaporte de entrada era apenas o cartão de vacinação.
Durante a programação, as crianças aproveitaram as atrações infantis e, ao final, atualizaram o esquema vacinal. Ao todo, a SMS aplicou 2.743 doses de vacinas nas duas edições do Parquinho, sendo 819 de rotina, 850 contra a covid-19 e 1.054 contra a Influenza.
A Secretaria também levou a vacinação para um dos shoppings centers da cidade, durante dois finais de semana de julho. A ação foi responsável pela aplicação de 697 doses de vacinas. “Precisamos aumentar a cobertura vacinal na cidade, principalmente entre as crianças. Por isso, estamos sempre elaborando estratégias para estimular a imunização. No mês de julho, nosso foco foi promover a saúde aliada à diversão da família de Aparecida. As ações foram sucesso de público e o trabalho continua. Seguimos oferecendo vacinação gratuita em 36 locais”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
Vacinação contra a Covid
Todos os moradores de Aparecida têm acesso à vacinação contra a covid-19 nos 36 postos fixos da cidade. A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Crianças a partir de 3 anos já podem ser vacinadas.
A segunda dose é aplicada de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose).
Moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen também podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.
A quarta dose está disponível para qualquer pessoa acima de 30 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos, desde que respeitado o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta dose. A regra vale para todas as vacinas, independentemente do laboratório, isto é, contempla Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
Locais de vacinação
A vacinação está disponível nos seguintes postos:
Horário de funcionamento
A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)