Quantidade de crianças e adolescentes beneficiados ultrapassa, por exemplo, a população de cidades goianas como Hidrolândia, Nerópolis e São Domingos
O lanche servido, às 8h20, aos alunos da Escola Municipal Parque Santa Cecília começa a ser preparado muitos antes. Para alimentar mais de 520 alunos do turno matutino, a equipe da cozinha pega no batente, às vezes, antes do nascer do sol. A rotina das profissionais responsáveis pela alimentação é puxada, mas tudo é feito com muito carinho, responsabilidade e dedicação. Confira um resumo desta reportagem em vídeo abaixo!
“Chegamos seis horas da manhã e já começamos a agarrar em tudo porque temos que ser rápidas para servirmos o lanche até 8h15, 8h30. Somos unidas, cada uma faz uma coisa e o trabalho não pesa para nenhuma”, diz a cozinheira Edimer Ribeiro da Silva sobre o trabalho realizado em sintonia com as companheiras Cinthia Cristina, Maria Júlia e Lilian.
Leia também:
Meire, como é chamada pelas colegas de trabalho, reforça ainda que se sente orgulhosa de garantir alimentação saudável e segura para os “meninos” da escola em que trabalha. “Fazemos o melhor e eles [alunos] elogiam nossa comida. Faço com muito amor e dou minha vida por isso. Agradeço a Deus porque estou trabalhando há seis anos na escola e sempre no fogão”.
Para garantir alimentação segura e saudável aos mais 42, 2 mil alunos de Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Nossas equipes trabalham desde a licitação até a chegada dos alimentos nas escolas com muita atenção para que tudo ocorra conforme o cronograma. Tudo é feito com objetivo de alcançarmos o resultado final de excelência que é uma merenda adequada aos milhares de alunos”, pontua o secretário municipal de Educação, Divino Gustavo.
Nutricionista da rede municipal de Educação, Thais Marielly reforça a importância da merenda escolar balanceada para os alunos. “Alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento de todos e, principalmente, para nossos alunos porque muitos têm a merenda escolar como principal e, às vezes, única alimentação no dia. A merenda é fundamental porque oferece todos nutrientes necessários e também sacia e fome”, pontua.
No cardápio, são deixados de lados ingredientes ultraprocessados que oferecem risco a saúde. “Trabalhamos com alimentos in natura ricos em vitaminas e todos nutrientes para que a criança ou adolescente tenha energia e bom desenvolvimento durante o dia”, lembra a nutricionista.
Você viu? Aparecida, que antes era cidade dormitório, é destaque na geração de empregos
Nos momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19, os alunos de Aparecida de Goiânia receberam doação de alimentos que garantiram comida na mesa de milhares de famílias. “Os kits distribuídos foram fundamentais para muitas famílias que perderam renda em um período difícil. Garantimos segurança alimentar para nossas crianças e adolescentes”, lembra o secretário Divino Gustavo.
O ‘cheirinho’ da merenda aguça o apetite de Any Gabrielly, 12 anos. A estudante do sexto ano do Ensino Fundamental elogia a alimentação servida na escola e o carinho das ‘tias da merenda’. “É ótimo quando chega o terceiro horário e as tias abrem a porta e entregam um lanche maravilhoso. Agradecemos muito elas por fazerem uma comida deliciosa, elas são muito educadas e nos ajudam muito”. Acrescenta ainda. “O cardápio é variado e não enjoamos”.
Carlos Eduardo, 12 anos, conta que nem sempre consegue comer alguma coisa antes de sair de casa. Ele ainda brinca que após a merenda as aulas ficam mais atraentes. “É muito bom porque em alguns dias saio de casa sem tomar café da manhã e na escola tem o lanche. Nos dias em que temos mais aulas é ainda melhor porque o lanche ajuda a suportar a fome. O bom é aprender com a barriga cheia”, dispara enquanto segurava a cumbuca com arroz, carne moída, chuchu e abóbora cabotiá enquanto conversava com a reportagem.
Orgulho: Em Aparecida, esporte é sinônimo de qualidade de vida e títulos
Questionada sobre qual mensagem gostaria de passar para as servidoras que preparam o lanche diário, Agatha Jamily, 11 anos, não pensou duas vezes. “Só tenho que agradecer, eu gosto muito da merenda porque sei que é feita com muito carinho e todos da minha sala elogiam a comida”.
Em Aparecida de Goiânia, são servidas mais de 72,5 mil refeições diárias aos mais de 42,5 mil alunos matriculados na rede municipal, beneficiando crianças e adolescentes com alimentação de qualidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Quantidade de crianças e adolescentes beneficiados ultrapassa, por exemplo, a população de cidades goianas como Hidrolândia, Nerópolis e São Domingos.
Para matar a fome de tanta gente, outros 372 trabalhadores, como a Meire, a Cinthia, Maria Júlia e Lilian, precisam acordar cedo e se dedicar ao trabalho em cada cozinha espalhada pelos bairros de Aparecida.
Nos CMEIs e unidades que atendem em período integral, por exemplo, são oferecidas cinco refeições por dia para cada aluno. São, em média, 3,5 toneladas preparadas diariamente. Em um mês, o número salta para 77 mil quilos de comida.
A rede municipal de Educação de Aparecida de Goiânia conta com 56 escolas, 32 CMEIs – centros municipais de educação infantil e ainda cinco EMEIs – escolas municipais de ensino integral.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)