Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, atividades do CPD já colaboram para que 98% dos novos negócios formalizados na cidade sejam registrados em até 24 horas
Aparecida está na dianteira como um dos municípios goianos mais ágeis no processo de abertura de empresas. É o que concluíram membros do Comitê Permanente de Desburocratização (CPD) após avaliarem nesta sexta-feira (14) resultados de uma consultoria contratada pelas entidades que integram aquele colegiado.
Segundo estatística da Secretaria Municipal da Fazenda, 98% dos novos negócios formalizados na cidade são registrados em até 24 horas.
Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap), Luiz Maronezi, o resultado é animador. “Estamos muito satisfeitos com o andamento do nosso trabalho”, resumiu Maronezi na reunião do CPD realizada na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).
Um dos responsáveis pela consultoria, Wagno Pereira assegurou que o CPD está sendo bem-sucedido no próposito de facilitar e agilizar, dentro da lei, os procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas. “Existe um divisor de águas entre Aparecida de Goiânia e outras cidades”, pontuou Wagno, que é consultor do Sebrae.
Ana Paula Vilela, superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria Municipal da Fazenda, explicou que o CPD está concentrado em avaliar fluxos de trabalhos existentes hoje no município que envolvem serviços do poder público prestados diretamente às empresas. Ela frisou que “a intenção, lógico, é de melhorar os processos”.
Criado em março deste ano, o Comitê Permanente de Desburocratização busca agilizar legalmente procedimentos que possam favorecer o empreendedorismo na cidade e, sobretudo, fomentar a manutenção e geração de novos postos de trabalho.
Composição do CPD
Integram o CPD 14 entidades, sendo as Secretarias Municipais da Fazenda, de Planejamento e Regulação Urbana, de Desenvolvimento Econômico, de Saúde, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade; a Codap; a Procuradoria-Geral do Município; Aciag; seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil; Sindicato da Indústria da Construção Civil; Conselho Regional de Administração; Conselho Regional de Contabilidade; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; Sebrae; Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia; Distrito Industrial do Município de Aparecida de Goiânia; Associação do Polo Empresarial Goiás; Associação do Parque Industrial Vice-Presidente José de Alencar e Câmara Municipal.
Próximos passos
As próximas atividades previstas do CPD são elaboração dos microfluxos do Alvará de Localização; criação dos microfluxos do Licenciamento Ambiental; e reunião de trabalho para apresentar os microfluxos para apreciação dos membros do Comitê Permanente de Desburocratização.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)