Mobilização foi antecipada. Imunizante contra a gripe estará disponível em 35 postos para grupos prioritários
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira, 5 abril. Todos os 35 postos de vacinação da cidade vão ofertar o imunizante que confere proteção contra a gripe. Qualquer pessoa dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde poderá ser vacinada mediante a apresentação de documentos pessoais e comprovatórios da condição que a enquadre nos grupos. A Campanha segue até o dia 31 de maio.
O início da vacinação contra a Influenza em Goiás estava previsto para a próxima semana, mas foi antecipado em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza nas últimas semanas. A antecipação é uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde.
Quem pode ser vacinado
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade poderão ser vacinados durante a campanha.
Proteção que salva vidas
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, convida toda a população dos grupos prioritários a comparecer nos postos o quanto antes: “a imunização contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes. Ao mesmo tempo, essa campanha também contribui para não haver superlotações nas nossas unidades de saúde”.
A coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, lembra que a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional: “inclusive, pode ser aplicada junto com a vacina bivalente contra a covid-19. As duas podem ser aplicadas simultaneamente”.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves.
“Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a Campanha ocorre junto aos grupos prioritários. Ao final, se possível, caso ainda tenha estoque, a vacinação é liberada para toda a população”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.
Locais de vacinação
Horário de funcionamento
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)