HMAP inaugura Centro de Controle Operacional

Por Camila Godoy

25 de maio de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Uso da tecnologia aprimora fluxos e melhora a eficiência da gestão hospitalar

O Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), com a presença do prefeito Vilmar Mariano, inaugurou nesta quinta-feira, 25 de maio, o Centro de Controle Operacional (CCO) da unidade. O novo departamento concentra dados e permite o monitoramento das mais de 180 câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) espalhadas pelo hospital. A partir das informações coletadas, as equipes podem fazer intervenções imediatas na unidade aprimorando fluxos e melhorando a eficiência da gestão hospitalar.

Entusiasmado, o prefeito enalteceu o trabalho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein que gerencia o Hospital e idealizou o serviço: “O HMAP orgulha todos os moradores de Aparecida. Temos o maior hospital municipal do Centro-Oeste brasileiro, com equipamentos de ponta, administrado pelo Einstein, referência internacional em excelência. Por todos os lugares que passo, recebo elogios do atendimento oferecido aqui. Vocês estão dando um show”.

Vilmar Mariano também destacou a importância do uso da tecnologia na gestão pública. “Em Aparecida nós temos uma iniciativa semelhante na área da segurança e que traz excelentes resultados. É um Centro de Inteligência Tecnológica que realiza o videomonitoramento em tempo real de diversos pontos da cidade. Isso tem ajudado muito na proteção, eficiência e agilidade no atendimento ao cidadão. Fico muito feliz que agora também teremos esse tipo de recurso no HMAP. O uso da tecnologia faz total diferença na gestão”, destacou.

Hospital Inteligente

O diretor médico do HMAP, Felipe Piza, explicou que o CCO integra os serviços operacionais de Segurança, Bombeiros, Manutenção Predial, Higiene, Engenharia Clínica, CFTV e Consumíveis (água, energia e diesel). “A centralização permite fluidez na comunicação e agilidade nas tomadas de decisão. Aqui temos 24h por dia, 7 dias por semana, pessoas aptas para responder emergências e chamados, garantindo maior segurança para os pacientes e funcionários”, enfatizou.

Sobre o atendimento às demandas identificadas no CCO, o diretor explicou que a equipe realiza o controle de prioridades, garantindo que as manutenções ou demandas de urgência sejam sempre atendidas no menor tempo possível. “O sistema também nos permite buscar melhorias de práticas e rotinas para garantir a melhor infraestrutura para o time assistencial e para os pacientes”, detalhou Felipe Piza. Ainda de acordo com o diretor, as áreas e fluxos de desempenho, custos e implantação de processos são diretamente beneficiadas com o novo recurso.

Um ano de gestão Einstein

A inauguração do CCO integra as comemorações do primeiro ano de gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein no HMAP. A entidade assumiu a administração da unidade em 1º de junho do ano passado e contribuiu para a consolidação do hospital entre os mais eficientes do Brasil. Nesse primeiro ano de gestão Einstein, o HMAP realizou 9.257 altas hospitalares, 4.597 cirurgias, 65.064 consultas ambulatoriais e 406.062 exames.

O superintendente de Regulação, Avaliação e Controle de Aparecida, Thiago Monteiro, que também esteve presente na inauguração do CCO, destacou a evolução do HMAP ao longo dos anos: “O Hospital evoluiu e está entregando cada vez mais. Temos diversos indicadores que comprovam esse salto. Um deles, que avalia o uso dos recursos na UTI a partir do tempo de internação e gravidade dos pacientes, o TURP, indica que as unidades intensivas do HMAP têm uma taxa melhor que 71% de 20 mil UTI´s do Brasil”.

Gigante do Centro-Oeste

A qualidade do Hospital também foi destaque na fala do deputado estadual Veter Martins na manhã desta quinta-feira, 25. “O reconhecimento do cuidado com o paciente é tamanho que hoje, independentemente de onde a pessoa mora, se tem plano de saúde ou não, todos querem receber tratamento no HMAP”, afirmou.

O vereador Élio Bom Sucesso, que prestigiou a inauguração do CCO e reside nas redondezas do HMAP, enfatizou as contribuições do hospital para a comunidade: “Eu moro nessa região desde 1994 e posso afirmar: existe um antes e depois do HMAP. Além de ser referência na área da saúde para todo o Estado de Goiás, o hospital atraiu investimentos em infraestrutura, movimentou a economia e trouxe desenvolvimento para a cidade e, em especial, para essa região.”