Ações do Projeto Pró-Catador abrangem trabalhadores de duas cooperativas de materiais recicláveis da cidade e serão divididas em 4 eventos, sendo que o primeiro será nesta quarta-feira, 7 de junho
Para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças serão realizadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Aparecida (CEREST) da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), nesta quarta-feira, 7 de junho. A iniciativa faz parte do Projeto Pró-Catador.
Embasado na estratégia de mesmo nome do governo federal, o Projeto foi idealizado pelo CEREST estadual e conta com a parceria do CEREST de Aparecida e da Superintendência de Vigilância em Saúde de Aparecida (Vigilância Epidemiológica e coordenação de Imunização).
Cooperativas contempladas
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, informa que duas cooperativas de catadores de Aparecida receberão ações do Projeto Pró-Catador divididas em duas etapas em cada uma. Nesta quarta-feira, 7 de junho, e em 30 de agosto para 13 cooperados na Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP), e nos próximos 5 de julho e 11 de outubro para 18 cooperados na Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP).
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, as atividades nas cooperativas têm foco na motivação e valorização dos catadores para “melhorar a qualidade de vida, promover o bem-estar profissional, humanizar o ambiente de trabalho e integrar as pessoas em momentos de cuidado e aprendizado para viver mais e melhor”.
Nos quatro eventos nas duas cooperativas o cronograma será o seguinte:
8h30: Recepção dos catadores com CEREST de Aparecida e estadual
9h: Lanche
9h30: Fiscalização / Roda de conversa com Fiscal do CEREST estadual e fiscal de Segurança do Trabalho
10h: Vacinas com a coordenação de Imunização e testagem de HIV, sífilis e hepatite com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA)
10h30: Bazar solidário
11h: Encerramento com CEREST de Aparecida e CEREST Estadual
Desafios do setor
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Gislene Marques de Lima, as ações visam “ajudar os catadores de materiais recicláveis , que desenvolvem uma atividade de grande importância ambiental e benéfica a toda sociedade, com as adversidades do seu ambiente de trabalho, tais como a informalidade, a violência, a exclusão social e a exposição a riscos à saúde, dentre outras”.
Já a chefe do CEREST de Aparecida, Leliana Alves da Fonseca, enfatiza que esses catadores ganharam mais visibilidade social com os movimentos de preservação ambiental que estimularam o surgimento de cooperativas de materiais recicláveis, “mas que ainda há muito a se fazer para fortalecer o setor e cuidar dessas pessoas que fazem um trabalho essencial para todo o planeta. ”
Ações planejadas
Nesse sentido, a enfermeira da Vigilância Bárbara dos Santos aponta que nas ações serão ofertadas a imunização e a atualização dos cartões de vacinas dos cooperados, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, doação de preservativos, palestras educativas, rodas de conversas, lanches, momentos de socialização e inspeções educativas.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)