Aparecida de Goiânia, 14 de agosto de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Educação e Cultura de Aparecida, Rodrigo Caldas, homenagearam nesta segunda-feira, 14, a família do senhor Cantídio Rodrigues da Silva, pioneiro do município, que dá nome ao Centro Municipal de Educação Infantil da Vila Maria.
A solenidade ocorreu no próprio Cmei, com a presença do vereador Cláudio Nascimento, propositor da homenagem; do presidente da Câmara, Vilmar Mariano, e demais vereadores; de servidores da unidade escolar; vereadores; secretários e auxiliares da administração municipal; e dos familiares do homenageado: a sua esposa Maria Vieira Lemos Silva e os filhos Jeferson Rodrigues Lemos e Célio Rodrigues Lemos.
“Quando o Cmei foi inaugurado, em setembro de 2016, estávamos em período eleitoral. Por isso, não foi possível prestar a devida homenagem ao seu Cantídio e família, cumprindo o compromisso do Pastor Cláudio, que estamos resgatando aqui hoje”, explicou o prefeito, Gustavo Mendanha.
O deputado Jefferson, filho mais velho, lembrou um pouco da trajetória e da luta do pai, que chegou em Aparecida na década de 70. “Em 1979, quando meu pai montou um escritório de Contabilidade na Vila Brasília, Aparecida tinha cerca de 15 mil habitantes. Era uma cidade pequena, que estava começando, e meu pai então começou a ajudar nesse processo crescimento. Primeiro no seu trabalho, depois como secretário de Planejamento”, lembrou ao agradecer a homenagem. “Isso faz com que as lembranças do meu pai jamais sejam esquecidas e ele seja exemplo para nas próximas gerações”, disse.
CMEI – O Centro Municipal de Educação Infantil Cantídio Rodrigues da Silva foi inaugurado em setembro de 2016, pelo então prefeito Maguito Vilela. Atualmente, 51 servidores, entre professores, serviços gerais e administrativos, atendem 155 crianças, com idade entre zero e cinco anos, moradoras da Vila Maria, do Residencial Cândido de Queiroz, Parque Santa Cecília e outros bairros da região.
A unidade é dirigida pela educadora Luciene Maria Lacerda e reforça o atendimento da Educação Infantil de Aparecida, que hoje computa mais de 7 mil crianças. “No início deste ano, quando assumi a SME, tínhamos 4,8 mil crinaças matriculadas nos Cmei. Hoje, graçãs à realização de convênios, criamos mais 3 mil novas vagas e temos 7,8 mil alunos na Educação Infantil. Isso inaugurando apenas um novo Cmei”, destacou Rodrigo Caldas, lembrando que outras unidades estão em processo de construção.
CANTÍDIO – Cantídio Rodrigues da Silva é natural de Boa Esperança (BA). Nascido em 20 de fevereiro de 1936, filho de José Sangtos Silva e Alzira Rodrigues da Silva, mudou-se para Goiânia em 1965, onde se casou com Maria Vieira Lemos Silva. Em 1976, passaram a residir em Aparecida. O casal teve quatro filhos: Lanuzia Rodrigues Lemos; Jeferson Rodrigues Lemos, hoje deputado estadual pelo PRB; Célio Rodrigues Lemos e Daniela Rodrigues Lemos.
Analfabeto até os 25 anos de idade, Cantídio iniciou seus estudos na vida adulta e se formou em Técnica em Contabilidade. Foi organizador de grupos religiosos como a Igreja Nossa Senhora da Guia, Juiz de Paz no Cartório da Vila Brasília, e secretário de Planejamento de Aparecida na gestão do ex-prefeito Norberto Teixeira. Faleceu em 2005 deixando um legado no setor de Contabilidade e também na política local.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)