Durante quase duas horas, autoridades e moradores avaliaram qual melhor destinação para espaço que abrigava o CAIS Garavelo. Segundo a administração municipal, a população irá definir pela utilização da espaço
Na noite desta sexta-feira, 01, foi realizada a ‘Primeira Audiência Pública de Discussão de Equipamento Público a ser Instalado na Praça da Avenida Igualdade”, no Setor Garavelo. O prefeito Gustavo Mendanha, o vice Veter Martins, vereadores e secretários da administração municipal debateram com a população da região sobre qual será a destinação do local que até 2015 abrigava o Cais Garavelo, que foi desativado por decisão judicial e substituído pela UPA do Buriti Sereno.
Aos moradores e lideranças da região, Gustavo lembrou que ao ouvir os moradores ele está “cumprindo um compromisso de campanha”. Ele ainda assegurou que “nenhuma decisão será tomada sem a participação da população”. O gestor, que passou toda semana visitando moradores e comerciantes dos bairros atendidos pelo mutirão, também anunciou projetos que estão sendo desenvolvidos para beneficiar o Garavelo e demais setores vizinhos.
Propostas
Durante o primeiro encontro com moradores da região, a Prefeitura de Aparecida apresentou dois projetos para avaliação. O primeiro, trata-se de uma ‘Praça da Juventude’ equipada com pista de corrida, campo de futebol, pista de skate, equipamentos para musculação, quadra de vôlei de areia, teatro de arena, possibilitando melhor qualidade de vida, inclusão social e convivência para os moradores. A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, disse que para esta proposta “o município já possui os recursos em conta”.
A segunda proposta é a construção do ‘Espaço Garavelo’, um centro comercial com mais de 47 mil metros quadrados de área construída, estacionamento para mil veículos, cinema, praça de alimentação e um SAC da prefeitura. O empreendimento prevê a geração de aproximadamente mil vagas de empregos.
Após a apresentação das duas propostas, os moradores apresentaram suas impressões sobre os projetos. O senhor Elizon, conhecido como Bagaceira, se demonstrou preocupado com a implantação de um centro comercial, “precisamos de algo pra população e não shopping”. Moradodora do Garavelo, a senhora Geocimar acredita que a instalçaõ de um centro de compras poderá beneficiar o bairro.“Podemos discutir mais sobre a construção do shopping. Isso vai melhorar o comércio e valorizar ainda mais nossa região”, destacou.
A senhora Roseli, que mora no Jardim Tropical, defende a implantação da ‘Praça da Juventude’. “Não queremos shoppings , isso vai acabar com o comércio local. Queremos uma praça bem feita aqui”, pontuou. Quem também expôs sua opinião foi dona Lúcia, que mora no Garavelo. “Estamos preocupados com nosso bairro. Precisamos de um lugar para diversão. Nosso voto é pela praça, mas com a implantação de CMEI”, destacou.
Sobre a construção de um CMEI, a secretária Valéria Pettersen explicou que o local não pode abrigar tal equipamento público porquê a “área não está dentro das exigências do Ministério do Desenvolvimento Nacional”. Já para o comerciante Fagner, o melhor seria implantar uma unidade de saúde. “Nem praça nem shopping. Precisamos de um Hospital da Mulher ou reconstruir o CAIS”, destacou.
Para o prefeito Gustavo Mendanha, a audiência “foi muito produtiva”. Ele apontou que “ouviu atentamente o clamor de cada um” e que “outros encontros serão marcados brevemente” para discutir a destinação da Praça do Garavelo. “Eu não defendo nenhum projeto. Defendo aquilo que for melhor par aos moradores”, garantiu.
Durante a audiência, as autoridades municipais ressaltaram que a decisão final será da população local. “Nas próximas audiências, vamos avançar em novos projetos”, disse o vice-prefeito, Veter Martins. Valéria Pettersen lembrou que a discussão está em fase inicial e destacou que a “participação popular é fundamental para conclusão do processo e que “não existe um pacote fechado”, frisou.
Presenças
Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, os vereadores Vilmar Mariano, Lelis Pereira, Edinho, Manoel Nascimento, Willian Panda, Cláudio Nascimento e Fábio Ideal; os secretários municipais Max Menezes, Ozair José, Valéria Pettersen, Tatá, Jeferson Aragão, Cleomar Rocha, Afonso Boaventura, Adriano Montovane, Ezízio Barbosa e Einstein Paniago
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)