Gestor aponta que contato com a população é fundamental para o sucesso de cada edição da força-tarefa de serviços e atendimentos
A 44ª edição do Mutirão de Aparecida desembarcou na Região do Setor Santa Luzia na última segunda-feira, 20, e vai beneficiar milhares de moradores com serviços de limpeza, conservação e infraestrutura até o próximo sábado, 25. Além disso, também serão disponibilizamos mais de 100 atendimentos gratuitos na Escola Municipal Cristiane Maria de Souza, no Setor Tocantins, nos dois últimos dias da força-tarefa.
Atendo às necessidades dos bairros alcançados pela iniciativa, o prefeito Vilmar Mariano acompanha a execução dos serviços de perto. O gestor municipal também ouve as demandas dos moradores, comerciantes, lideranças políticas e religiosas da Região Leste.
Até o próximo sábado, Vilmar vai ouvir as reivindicações da população. Para isso, várias reuniões e visitas serão realizadas ao longo da semana. Ele explica a importância da força-tarefa de serviços e atendimentos e também defende a proximidade com o cidadão aparecidense.
“O Mutirão de Aparecida foi criado para resolver em poucos dias os problemas de determinada região. Chegamos com todo staff da prefeitura para, de fato, melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros beneficiados. Durante toda semana, transferimos nosso gabinete para as ruas e temos oportunidade de conversar com as pessoas e entender melhor quais as prioridades emergenciais de vários bairros. Esse corpo a corpo com as lideranças locais é fundamental para o sucesso de cada edição porque são os moradores que estão enfrentando as dificuldades e são eles os habilitados para apontar e cabe a nós gestores resolver”, esclarece o prefeito.
O contato com os moradores e lideranças começa uma semana antes do lançamento do Mutirão de Aparecida. Tradicionalmente a organização realiza uma reunião prévia para ouvir as reivindicações das lideranças. Diante do diagnóstico, as secretarias envolvidas traçam estratégicas para resolver os problemas apontados.
“Os gestores públicos não podem se esconder dentro de gabinetes ou terceirizar responsabilidades aos assessores. Devem sair às ruas, como fazemos, para ouvir as queixas e buscar solução para os problemas”, completa Vilmar Mariano.
Liderança religiosa na região beneficiada pelo Mutirão de Aparecida, o pastor da Igreja Assembleia de Deus Campinas, Paulo Sérgio Soares Lopes, conta que juntamente com outros líderes locais se reuniu com o prefeito para apresentar algumas reivindicações. “Solicitamos a revitalização de uma praça na Rua X-41, no Setor Sítios Santa Luzia. Pedimos a troca das lâmpadas, roçagem e limpeza em geral do espaço”. Na manhã desta quarta-feira, 22, segundo ele, as equipes da Prefeitura de Aparecida já estavam trabalhando no local. “Estão fazendo todo serviço e nosso encontro com o prefeito foi excelente porque os problemas estão sendo resolvidos”, completa.
Entre as principais reivindicações apresentadas pelos moradores estão troca de lâmpadas, roçagem, tapa-buraco e retirada de entulho. “Muita coisa já está sendo feita em nossa região. Já notamos melhora na iluminação, que estava muito precária, e também na limpeza em geral. Vários caminhões de entulhos foram retirados e também está sendo feita a roçagem dos lotes baldios. O Mutirão de Aparecida, de fato, traz o prefeito para perto das pessoas e também resolveu várias demandas”, comenta o líder comunitário do Setor Santa Luzia e ex-vereador Almeidinha.
Ainda nesta quarta, o prefeito participou de reuniões com moradores do Condomínio Porto Seguro Itapuã e com lideranças comunitárias do Jardim dos Buritis. Os encontros foram solicitados pelo vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Isaac Martins, e pelo ex-vereador Hilário Giacomet, respectivamente.
Força-tarefa
Os principais serviços executados pelo Mutirão de Aparecida melhoram o aspecto físico dos bairros beneficiados. As ações deixam o ambiente, sobretudo, mais limpo. As equipes realizam poda de árvores, retirada de entulho, troca de lâmpadas, roçagem, pintura de meio-fio, revitalização da sinalização de trânsito, manutenção dos canteiros centrais entre outras ações.
Atendimentos
Os atendimentos presenciais gratuitos serão realizados na Escola Municipal Cristiane Maria de Souza, no Setor Tocantins, na sexta-feira, 24, e no sábado, 25, conforme ordem de chegada e disponibilidade dos serviços. Os atendimentos serão iniciados às 8h.
São disponibilizados, entre outros atendimentos, exames oftalmológicos, testes rápidos de saúde, consultas médicas com clínico geral e pediatra, emissão da Carteira de Identidade, ultrassonografia para gestantes com pedido médico, emissão do Cartão de Estacionamento do Idoso, regularização de débitos municipais, encaminhamento ao mercado de trabalho, orientação jurídica para pequenas causas , atendimento odontológico , cadastro ou atualização do CadÚnico , doação de mudas, castração de animais sem raça definida previamente avaliados e demais atendimentos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)