Gestão do prefeito Vilela aumenta equipes da Operação Tapa-buracos

Por Allan David

10 de fevereiro de 2025

Por Allan David

10 de fevereiro de 2025


Foto: Rodrigo Estrela

14 equipes estão nas ruas e avenidas tapando buracos e recapeando trechos de grande fluxo, como o viaduto da J2, no Papillon Park, reaberto no sábado, 08

Do caos à normalidade, o prefeito Leandro Vilela vai colocando Aparecida em ordem pouco a pouco, tirando do abandono a cidade dilapidada que encontrou quando assumiu o governo, em 1º de janeiro. Um dos cenários mais desoladores era na infraestrutura, com ruas esburacadas de norte a sul de Aparecida, denunciando a falta de zelo da gestão anterior. Trinta dias depois, o quadro agora é de trabalho duro.

Coordenadas pelo secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, 14 equipes atuam diariamente desde a semana passada percorrendo todas as ruas e avenidas do município. Dividindo a cidade em 3 regionais, três equipes atuam em cada regional e outras cindo percorrem demandas urgentes de grande avenidas para acelerar o trabalho de recuperação do asfalto. Segundo a Seinfra, os trabalhos iniciados em janeiro contavam com nove equipes.

A Avenida Liberdade, no Garavelo, foi uma das vias contempladas na Operação Tapa-Buracos – Foto: Rodrigo Estrela

Na gestão Vilela, elas já executaram o serviço em importantes vias, como a Avenida Independência; Avenida Liberdade, no Garavelo; e Avenida Santana, no Nova Olinda; e em dezenas de outros setores, como Parque Real, Veiga Jardim, Village Garavelo, Vila Brasília, Setor Serra Dourada, Expansul, Polos Empresariais e Industriais, Bairro Vera Cruz, Buriti Sereno, Cidade Livre, Jardim Miramar, Parque das Nações, Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Jardim Bela Vista e Parque Trindade I, II e III, por exemplo.

Nestas primeiras semanas do seu governo, o prefeito Vilela e sua equipe entregaram também a reforma do asfalto, paisagismo, iluminação e da sinalização de trânsito do viaduto da Avenida J2, no Papillon Park, e do cruzamento das Avenidas Jataí e Palmeiras, no Jardim dos Buritis, que estava intransitável. Além disso, a ponte da Avenida Toledo, na Vila Brasília, que apresentava risco de desabamento devido à falta de manutenção, foi recuperada e teve o tráfego liberado.

Equipes andam em comboio para executar todo o trabalho de uma só vez, evitando desperdício de material e combustível – Foto: Divulgação/Secom

Mesmo com limitações de uma dívida de R$ 500 milhões deixada pela administração anterior, Vilela garante que as equipes da Seinfra têm se desdobrado para atender a demanda. “Aparecida tem pressa, precisamos colocar a cidade em ordem já”, afirma o prefeito.

Qualquer cidadão que se deparar com um buraco na rua pode acionar a administração municipal pelo telefone (62) 3545-5900 ou tirando uma foto e marcando a Prefeitura no Instagram (@prefaparecida).

“É para fazer bem feito”, determina Vilela

Logo na 1ª semana da gestão, Vilela lançou operações tapa-buracos em toda a cidade. O gestor ressaltou que a Seinfra adotaria, a partir de então, um novo método no tapa-buraco, mais profissional e decisivo na solução do problema. Contando com um engenheiro civil em cada frente de serviço, as equipes entram nos bairros em comboio, não deixando nenhum buraco, de pequeno a grande, sem cobertura.

Cada buraco é catalogado e preparado adequadamente para receber a massa asfáltica: serviço feito para durar – Foto: Divulgação/Secom

Os buracos agora são identificados por tamanho, em duas categorias, sendo menores ou maiores do que 60 centímetros. Se menor, recebe massa asfáltica do tipo PMF, considerada mais eficiente para essa finalidade. Se maior do que 60 centímetros, o entorno do buraco é demarcado e preparado para receber asfalto do tipo CBUQ, tido por técnicos como um dos melhores e mais duráveis.

“É para fazer bem feito para ficar feito”, explica o prefeito Vilela sobre essa nova metodologia adotada no tapa-buracos. O objetivo, segundo ele, é evitar retrabalho, o que significa menos custos para os cofres do município. Vilela enfatiza que todos os atos da sua gestão têm como princípio o respeito ao dinheiro público. A determinação, portanto, é “fechar as torneiras” e eliminar o desperdício.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)