Operação de combate a dengue chega ao Buriti Sereno neste sábado

Por Daniel Ribeiro

15 de março de 2025

Por Daniel Ribeiro

15 de março de 2025


Equipes da Prefeitura realizam mutirão de limpeza e visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito

A Operação de Combate à Dengue avança pelos bairros mais afetados de Aparecida de Goiânia e, neste sábado (15), chegou ao Buriti Sereno, um dos 10 setores com maior número de casos da doença. A mobilização emergencial, lançada pelo prefeito Leandro Vilela, envolve um conjunto de ações para reduzir a infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) estão atuando na roçagem de lotes públicos e privados, recolhimento de entulhos e visitas domiciliares para vistoria de quintais e orientação dos moradores sobre os riscos de água parada.

O Buriti Sereno, por sua extensão e grande número de lotes vagos, receberá ações semanalmente aos sábados. As equipes percorrerão as quatro etapas do setor por completo. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, explicou que uma estrutura robusta foi montada para acelerar o trabalho no setor, com 20 tratores, 8 caminhões e 2 pás mecânicas mobilizados para reforçar a limpeza urbana e a eliminação de criadouros do mosquito.

A operação foi lançada na última quarta-feira, 12 no Setor Rosa dos Ventos e seguirá pelos 10 bairros com maior incidência de dengue, entre eles Jardim Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cidade Livre, Independência e Vera Cruz. No total, serão 60 dias de ação intensiva, abrangendo mais de 51 mil imóveis.

No lançamento, o prefeito Leandro Vilela reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública e a necessidade de envolvimento da população no combate ao Aedes. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é essencial que cada morador elimine possíveis criadouros dentro de casa. A luta contra a dengue é coletiva”, destacou.

Até o momento, de acordo com a SMS, Aparecida de Goiânia registra 3.124 casos confirmados de dengue em 2025, sem mortes associadas. Com a chegada do período chuvoso, as autoridades alertam para o risco de aumento dos casos e reforçam a importância das ações preventivas.

Além da Operação de Combate ao Aedes, a Prefeitura mantém programas contínuos como o Aparecida Limpa, e parcerias com o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, para intensificar o combate à dengue nos bairros próximos à capital.

“A mobilização segue em andamento e será ampliada para outras regiões, garantindo um ambiente mais limpo e seguro para os moradores de Aparecida”, pontuou ainda o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira.

SDU realiza limpeza e roçagem no Cemitério Jardim da Esperança

Enquanto a Operação de Combate à Dengue segue avançando pelos bairros mais afetados de Aparecida, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) também realizam neste sábado, 15, os trabalhos de limpeza e roçagem no Cemitério Municipal Jardim da Esperança, localizado no Setor Buenos Aires.

A ação tem como objetivo manter a área preservada, eliminar possíveis focos do Aedes aegypti e garantir um espaço adequado para visitação. O trabalho envolveu a remoção de entulhos, capina e manutenção geral do local.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)