Habitação anuncia construção de 10 mil casas populares em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de maio de 2013 – O anúncio da contratação de recursos juntos às instituições financeiras foi feito pelo prefeito Maguito Vilela e pelo secretário municipal de Habitação, Ronnie Barbosa, no segundo dia de trabalhos da 5ª Conferência das Cidades. A 5° Conferência Municipal das Cidades foi realizada no Centro de Cultura José Barroso. “Nosso déficit de moradias hoje é de mais de vinte mil casas, mas queremos anunciar que estamos finalizando a execução dos projetos para a contratação de recursos ainda neste ano, junto ao Governo Federal, para a construção de 10.598 moradias populares em Aparecida de Goiânia. Este é um grande avanço para poder acabar com o déficit de moradias no município, e poder garantir melhor qualidade de vida aos aparecidenses”, enfatizou o prefeito.

 

A palestra realizada neste segundo dia de trabalhos da Conferência foi A Política Habitacional, os projetos e os critérios de seleção utilizados para contemplar os beneficiários dos Programas Habitacionais. O expositor foi o secretário de Habitação Ronnie Barbosa, que parabenizou a qualidade dos debates e propostas dos delegados, que serão votadas e encaminhadas para a Conferência Estadual. “A participação de todos e a qualidade e lucidez das propostas é de grande importância para podermos enumerar os problemas da nossa cidade e poder achar as devidas soluções para estes problemas. Por isso que discutir as políticas públicas com a população só tem a trazer benefícios para todos”, informou o secretário.

 

O assessor do Ministério das Cidades, Marco Aurélio, presente nos debates deste sábado, disse que as discussões feitas nas conferências municipais só tendem a fortalecer o município. “É sempre bom discutir os problemas e apresentar projetos que visem a melhoria de vida da população. É pensando no futuro de nossos filhos e netos que temos fomentar políticas públicas que melhor auxiliam no crescimento e desenvolvimento das cidades e beneficiem a população carente”, pontuou o assessor.

 

A conferência de Aparecida foi encerrada neste sábado, com a eleição dos delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional do debate. A 5ª Conferência Nacional das Cidades terá como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, e está agendada para os dias 20 a 24 de novembro, em Brasília. Para o prefeito Maguito Vilela, a participação de todos é de grande importância para a cidade. “Cada um de nós temos a consciência do nosso papel na construção de uma cidade melhor e de um futuro digno para todos. Por isso é de extrema importância que discutamos as políticas públicas que auxiliem na solução dos problemas do município com a população interessada”, afirmou o prefeito.

 

Conferência – O tema da 5ª Conferência das Cidades este ano é “Quando você participa a cidade melhora!”. O objetivo é incluir a população no debate sobre habitação, mobilidade urbana, regularização fundiária e meio ambiente, de forma a contribuir para o Desenvolvimento Urbano Sustentável do município. “Este é um convite do governo federal para construirmos juntos, políticas públicas que promovam a justiça social em Aparecida e em todo o país”, pontuou o secretário de Habitação Ronnie Barbosa.

 

Todos as cidades brasileiras estão realizando suas conferências desde o mês de março. A primeira mesa de trabalho da sexta-feira, 24, discutiu e aprovou o Regimento Interno. Em seguida, Ronnie Barbosa, que também é presidente da 5° conferência, ministrou a palestra “Eixos Temáticos da 5ª Conferência”. À tarde a primeira palestra abordou o direito à propriedade e a função social da cidade, segundo o Plano Diretor. “Precisamos de um Plano Diretor que atenda os anseios da população, por isso estamos neste debate hoje”, ressaltou o secretário de Governo, Euler de Morais, que na ocasião representou o prefeito Maguito Vilela.

 

QUILOMBOLAS – Na última quarta-feira, 22, o prefeito Maguito Vilela assinou documento, enviado pelo governo federal, que autoriza a construção de 73 casas na Vila Deofiori para as famílias quilombolas que vivem Aparecida. Serão investidos R$ 438 mil da união na construção das casas. “A caixa já está organizando os contratos para assinatura da ordem de serviço. A previsão é que as obras iniciem no dia 20 de junho deste ano”, comemorou Ronnie Barbosa.

 

Presenças – Estiveram presentes no fechamento dos trabalhos da 5ª Conferência Municipal das Cidades em Aparecida, o vice-prefeito Ozair José (PT), os secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Jório Rios (Regulação Urbana), Euler de Morais (Governo), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Geoliano Lima (Administração), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Adriano Montovani (Trabalho e Renda), Adriana Silveira (Superintendência da Mulher), os vereadores Gustavo Mendanha, presidente da Câmara Municipal (PMDB), Helvecino Moura (PT), Deurimar Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia (CMDCA), Delson Vieira, presidente do Sintego e Claudionor Ferreira, presidente da CAMAP.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)