Aparecida de Goiânia, 26 de maio de 2013 – O Prefeito Maguito Vilela (PMDB) deu a largada para a terceira edição da maratona “Aparecida Correndo Contra o Crack, pela Vida”, realizada na manhã deste domingo, 26, na região central de Aparecida de Goiânia. O objetivo do evento é o de conscientizar a população aparecidense para a importância do combate ao tráfico e os danos causados pelo uso da droga. De acordo com o prefeito Maguito a prefeitura tem trabalhado para combater o uso de drogas no município, mas é necessária a união dos poderes públicos municipal, estadual e federal com a sociedade organizada para combater esse mal que assola as famílias.
“Hoje a cidade conta com dois Centros de Atendimento Psicossial Alcool e Drogas adulto e um infantil para o atendimento de pacientes que queiram se livrar do vício, equipes volantes para conversa e tratamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. E assinamos na última semana para participar do plano do Governo Federal que destinará ecursos para combater de forma efetiva as drogas em Aparecida. Temos de criar um verdadeiro exército para lutar contra as drogas, só assim iremos acabar com este mal que assola nosso país”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.
Cerca de duas mil pessoas, entre competidores e público, participaram da 3ª edição da corrida contra o Crack que teve dois percursos, de 10 km e 5 km, maratoninha infantil, caminhada e corrida especial para os atletas portadores de necessidades especiais. Além da corrida também foram realizadas diversas atrações como aulas de dança e shows acrobáticos com motos. O coordenador da corrida, Júlio Lemos, disse que o evento atingiu as expectativas e de que este trabalho agora já faz parte do calendário oficial do município. “Queremos conscientizar e movimentar a população sobre a importância de se prevenir, não usar drogas e ajudar a quem usa. E vamos usar o esporte, que é algo saudável, para livrar Aparecida do Crack”, explanou o coordenador Júlio Lemos.
O vencedor da categoria 10 km, David de Andrade, atleta profissional e morador de Aparecida diz que ações como essa da prefeitura são importantes para conscientizar as crianças e os jovens de que o esporte é a melhor saída. “Hoje em dia as crianças e os jovens ficam muito nas ruas, e a droga acaba muito com a família. Por isso que ações como essa são importantes para levar o esporte a todos e mostrar que além de ficar longe das drogas, o esporte é saudável e sociável”, disse o atleta que venceu neste sábado, 25, o revezamento da 1ª Corrida 24h de Brasília, e foi o vencedor da primeira edição da Corrida Contra o Crack de Aparecida.
Para os atletas amadores, Hugo Dornelas e Valtenir Gonçalves, incentivar o esporte é a melhor forma de se combater as drogas. “Esta é uma grande iniciativa, pois o poder público incentiva toda a juventude a praticar esportes e praticando esportes, como o atletismos a pessoa fica longe das drogas e da marginalidade”, destacou Valtenir. A atleta amadora Simone Boaventura, que participa da prova pela primeira vez correndo os 5 km e incentivou o filho a correr na maratoninha, disse que o esporte dá rumo à vida da pessoa. “O esporte é o melhor meio de tirar o foco das drogas, por isso incentivo meu filho sempre a praticar esportes como corrida, natação e futebol”, pontuou Simone.
A terceira edição da Corrida Contra o Crack contou com a participação dos pacientes em tratamento nos dois CAPS AD de Aparecida de Goiânia e também crianças do CAPS AD infantil. Segundo a corrdenadora da Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde, Paula Cândida, a participarão da corrida tem como objetivo mostrar que é possível superar o vício e viver livre das drogas. O Caps III de Aparecida é o único do Estado a realizar atendimento 24 horas e internações de até 15 dias para desintoxicação. “Com os recursos destinados pelo Governo Federal inauguraremos em junho mais um CAPS AD indantil e até 2014, iremos inaugurar mais três unidades de CAPS AD no município, e com isso ampliar o atendimento psicossial feito hoje em Aparecida em combate ao vício, fazendo com que os pacientes deixem de ser usuários e retornem ao convício social”, frisou Paula.
Ronaldo Silva participou desta edição da Corrida Contra o Crack pela primeira vez e é um dos pacientes do CAPS AD de Aparecida. Ele está em tratamento há dois anos e há oito meses não faz o usso de nenhum tipo de droga. “Nós temos que enfrentar uma luta diária para não voltar para as drogas e o esporte ajuda muito nessa batalha. Com o apoio do poder público podemos vencer esse mal, e enxergarmos a vida de uma forma diferente, acabando com o preconceito”, disse Ronaldo afirmando ainda que de agora em diante irá participar de todas as corridas no município.
O estudante Felipe Augusto de 11 anos foi uma das várias crianças e adolescentes que participaram da terceira maratoninha contra o crack. Felipe disse que gosta de praticar esportes e foi muito bom participar da corrida. “Praticar esportes é muito bom, a gente não fica o tempo todo na rua e ainda se diverte com os amigos”, disse o estudante.
A 3ª edição da corrida contra o crack contou ainda com diversas atividades simultâneas, como trabalhos interativos de orientação sobre o crack, seus efeitos, tratamentos e outros aspectos do vício. Ações educativas com crianças, adolescentes e toda a família, sobre o papel do esporte e da integração social e familiar na prevenção às drogas, também estão previstas. A programação se completa com atendimentos médicos básicos, como medição de pressão cardíaca e arterial; massagens; playground para as crianças; body jump; e apresentação de projetos sobre responsabilidade sócio-ambiental.
VENCEDORES – Na classificação geral, em 1º lugar no masculino, percurso de 5 km ficou o atleta José Silvério, seguido pelos atletas Helliel Ronnay Lino Nascimento e Carlos Henrique Fernandes. No feminino, também no percurso de 5 km, as vencedoras foram Rozilene Silveira de Jesus, Gabriela Mota da Cruz e Suelene Roda da Silva. No percurso de 10 km, os vencedores no masculino foram: David Andrade de Mesquita, João Luis Ferreira Prado Filho e Raison dos Santos Ramos. No feminino, percurso de 10 km, as vencedoras foram: Daiane Aguiar Barro, Vanda Carneiro Chagas e Janivan Lima da Silva. Os demais vencedores estão classificados no site da corrida – www.correndopelavida.net
PROGRAMA – o Prefeito Maguito Vilela (PMDB) assinou na última semana, a adesão de Aparecida de Goiânia ao Programa “Crack é possível vencer”, que integra o Plano de Enfrentamento ao Crack do Governo Federal. Até 2014, o plano terá investimento de pelo menos R$ 4 bilhões do governo federal. A expectativa de Aparecida é ser contemplada com R$ 4,5 milhões ao longo desse período, conforme explica a diretora de Saúde Mental da SMS de Aparecida, Paula Cândida. “Ao nos habilitarmos para o programa, os recursos podem ser liberados de acordo com a apresentação e aprovação de nossos projetos. Por isso, tentamos sempre sair na frente, criando o Comitê Gestor Municipal, responsável por traçar as ações de cumprimento ao plano, e instalando as estruturas de atendimento recomendadas”, conta a diretora.
A criação de uma rede de proteção e combate em cada município, como explicou Paula, é uma exigência para a adesão dos municípios ao programa e recebimento de recursos, que devem ser investidos no fortalecimento do serviços de saúde, assistência social e segurança pública voltados ao tratamento de usuários de crack e ao enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas.
PRESENÇAS – A terceira edição da maratona Aparecida Correndo Contra o Crack, pela Vida contou ainda com a presença do vice-prefeito, Ozair José (PT), da superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandez, do deputado Federal Leandro Vilela (PMDB), dos secretários municipais Euler de Morais (Governo), Jório Rios (Regulação Urbana), José Ribamar (Esporte), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Paulo Rassi (Saúde), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Afonso Boaventura (Planejamento), Raul Coutinho (Licitações e Compras), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Adriano Montovani (Trabalho e Renda), Eliéser Guimarães (Cultura), Marinho Rezende (Procon), Eli de Faria (AparecidaPrev) e Fábio Camargo (Meio Ambiente). Além dos vereadores Gustavo Mendanha (PMDB), Vencerlino Amendoim (PSL) e Arnaldo Leite (PMDB), Roberto Chaveiro (PSL) e Antônio Ribeiro (PRTB).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)