Aberta 3° Olimpíada InterPETI em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 05 de outubro de 2016 – A Secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (05), a abertura da 3ª Olimpíada InterPETI, na Praça CEU das Artes do setor Cidade Vera Cruz II. Participam das olímpiadas cerca de mil crianças e adolescentes que são atendidas nas dez unidades de Aparecida. “É um momento de integração. Temos que inserir o esporte cada vez mais cedo na vida de nossas crianças para que creçam saudáveis e fora da criminalidade”, enfatizou a secretária de Assistencia Social, Maria Amélia de Souza Brito.

O campeonato que se encerra no dia 30 de novembro, terá a disputa de 11 modalidades esportivas como futebol, voleibol, atletismo, natação, xadrez e etc. As Praças CEU das Artes do setor  Cidade Vera Cruz II e Pq Flamboyant, Centro Olímpico e Centro de Cultura José Barroso serão palco das disputas.

Para a aluna Joyce Eloisa Nunes, 13 anos, frequentadora do PETI Nova Cidade há cinco anos, praticar esportes é fundamental. “Eu gosto muito de participar do PETI porque assim não temos tempo de ficar em rua sem fazer nada. E a Olimpíada é uma forma saudável de competição entre nós”, salientou.

PETI- O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) atende atualmente 1,5 mil crianças  nas 10 unidades espalhadas pela cidade, PETI Vila Brasília, Jardim das Hortências,Jardim Riviera, Nova Olinda, Parque Flamboyant, Rosa dos Ventos, Guarda-Mirim, Projeto Amar (convênio a Igreja Adventista),Ecovam (convênio com a Instituição Sagrado Coração de Jesus) e Giovanni Pini ( convênio com a Instituição Salesiana). Antes de 2009, a realidade era outra bem diferente, apenas 389 crianças eram atendidas em três unidades. Um número tímido para atender a grande quantidade de crianças em situação de vulnerabilidade existentes naquele momento.

A expectativa da Semas é ampliar ainda mais a rede de atendimento do município. Os PETIs atendem crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade e tem como objetivo tirar essas crianças e adolescentes das ruas e do trabalho doméstico, promovendo o seu desenvolvimento. Nos PETIs elas participam de atividades de reforço escolar; culturais, como dança e teatro; laboratório de informática para inclusão digital; cursos de inglês e atividades físicas que são realizadas em grande maioria no Centro Olímpico do município.