Aparecida de Goiânia, 06 de março de 2015 – Começou hoje e vai até domingo – 06 a 07 de março – a 3ª Exposição de Orquídeas e Flor do Deserto de Aparecida. Os portões ficarão abertos ao público das 8 às 21 horas e a exposição conta com a participação de quatro orquidários, sendo dois de São Paulo, um de Aparecida de Goiânia e um de Piracanjuba, além de um cultivador de Flor do Deserto de Goiânia, um expositor de Cascata de Aragoiânia, um de extrato de ervas e um de vasos de argila.
Durante a abertura, nesta sexta-feira, 06, o prefeito Maguito Vilela falou da importância do evento para a economia local. “A exposição está se tornando uma tradição em Aparecida, dando visibilidade aos pequenos empresários que trabalham neste ramo, aqui e em vários lugares do país, e influenciando pessoas a iniciar a mesma atividade. Para incentivar esses novos empreendedores, temos a Casa do Empreendedor, onde os pequenos e micro empresários tem condições de abrir sua empresa com facilidade e também o apoio do Sebrae-GO, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil”, destacou o prefeito.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Aparecida, Luciana Guimarães, responsável pela realização do evento, o objetivo é proporcionar um momento de lazer e beleza para os aparecidenses. “A orquídea é uma das flores mais bonitas, por isso resolvemos fazer esse evento para trazer mais cor e beleza à cidade”, ressaltou. Ela falou da evolução do evento, cuja expectativa esse ano é atrair cerca de 8 mil visitantes.
“Na primeira edição da exposição, passaram por aqui cerca de 2 mil pessoas. Na segunda exposição já tivemos um público, durante todo o evento, de 6 mil pessoas, e estamos esperando que esse ano a gente chegue a 8 mil pessoas. Também estamos trabalhando para incluir o evento no calendário nacional. Esperamos reunir um expositor de cada estado brasileiro e que essa edição seja aqui em Aparecida”, enfatizou.
Participante desde a primeira edição, Neide Teles, do Piracanjuba Orquídeas, conta que percebe o interesse dos visitantes. “A primeira edição da exposição foi modesta, mas muito recomendada. Todos que participaram começaram a comentar e a própria população começou a pedir que fosse feita outra edição. Espero que a exposição deste ano tenha muito sucesso para que no ano que vem consigam trazer mais orquidários e, consequentemente, mais público. Aparecida tem tudo para entrar no circuito nacional, pois a população já abraçou o evento”, avaliou a expositora.
EXPOSIÇÃO – A ideia da exposição de orquídeas surgiu em 2013, em homenagem às mulheres. Por isso a primeira edição foi realizada no mês de março. O evento cresceu e além da homenagem, passou a ter como objetivo também a valorização da cultura aparecidense e a atração de turistas, já que muitos visitantes também vem de outras cidades para conferir as espécies de orquídeas e flores do deserto.
Quem quiser conhecer mais e se admirar com a beleza das orquídeas pode visitar a exposição de hoje até domingo, das 8 às 21 horas, sem interrupção. O Centro de Cultura e Lazer José Barroso fica na Rua Gervásio Pinheiro, Área Pública, no Residencial Village Garavelo, acima da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. A exposição é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, sob a coordenação de Marling Aparecida Frausino e Maurílio dos Santos Ferreiras, ambos do Orquidário Vó Maria, de Aparecida.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)