Aberta Campanha de Vacinação contra HPV

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 14 de março de 2014 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o secretário de Saúde, Paulo Rassi, abriram oficialmente a Campanha de Vacinação contra Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha tem como objetivo reduzir e prevenir os casos de câncer de colo de útero e de lesões diversas causadas pelo HPV. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (14), na Praça do Cais Garavelo junto com o início do Procon Itinerante.

Ao todo, 31 unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), além de escolas públicas e privadas do município (cerca de 200 postos volantes), vão oferecer a vacina contra o HPV para meninas entre 11 e 13 anos. A campanha começou no último dia 10 de março na rede da SMS e nas escolas acontecerá de 17 a 21 de março. A mobilização terminará em 10 de abril, depois a vacina será introduzida no calendário básico de imunização e passará a ser ofertada permanentemente nas salas de vacina da rede pública.

Segundo o secretário de Saúde, nesta primeira semana de campanha foram vacinadas 3 mil meninas. “Isso significa que a população entende a importância da imunização. Outra boa notícia é que a SMS recebeu hoje um veículo novo, capaz de refrigerar as vacinas durante o transporte. O automóvel mantém a temperatura entre dois e oito graus celcius, que é a temperatura ideal”, explicou Paulo Rassi. O veículo também foi entregue durante a solenidade e adquirido com recursos do Ministério da Saúde.

A vacina

A primeira dose da vacina, aplicada via intramuscular, é o primeiro passo para a imunização completa, pois cada adolescente deverá tomar três doses, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira. Em Aparecida, a meta é vacinar aproximadamente 13.137 meninas exclusivamente na faixa etária de 11 a 13 anos. Segundo a Coordenação de Imunizações e Rede de Frios da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, a vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

A doença

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. De acordo com o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), em 2015, a vacina passará a ser oferecida para a faixa etária de 9 a 11 anos e em 2016 para as meninas de 9 anos.

O HPV também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. Os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.

A época mais favorável para a vacinação é a faixa etária de 09 a 13 anos, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus. Estudos também verificaram que nesta idade a vacina induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens, e que meninas vacinadas sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino.

Procon realiza atendimento itinerante em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

Aparecida de Goiânia, 14 de março de 2014 – O Procon de Aparecida de Goiânia realiza atendimento itinerante na praça do Cais Garavelo, a partir das 9 horas.  O evento é em comemoração ao Dia Mundial do Direito do Consumidor celebrado no dia 15 de março. Uma tenda foi montada no local para prestação de vários serviços à população. “Nosso objetivo é alertar a população. A medida que eles tomam consciência dos seus direitos, passam a procurar o Procon com mais frequência”, explicou o Presidente do Procon, Marinho Rezende.

O evento também foi aberto oficialmente pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB). O atendimento se estenderá até às 17 horas. O presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Rogério Rocha, também participa das atividades. “Infelizmente a maioria das pessoas não tem conhecimento da lei, por isso eventos como este são importantes, para que as pessoas saibam dos seus direitos como consumidores”, destacou Rogério Rocha.

A vendedora, Mariliza Soares da Cruz, contou que há 4 meses a empresa de telefonia está cobrando em sua fatura taxas que ela não sabe do que se trata. “Antes não tinha essas taxas, muitas vezes a gente vai pagando mesmo sem saber o que é. Mas hoje com a equipe do Procon vou poder me orientar melhor”, concluiu.

A tenda Procon Itinerante oferece orientações sobre Relação de Consumo, serviço de Cálculos e Negociações, orientações sobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e demais assuntos referentes aos Direitos do Consumidor.