A preservação da natureza é uma obrigação de toda a população. E para conscientizar e notificar os moradores das margens do Córrego Pipa, agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia realizaram uma força-tarefa, na manhã desta quarta-feira, 29, onde notificaram os moradores e empresários que fazem descarte irregular de lixo nas áreas de proteção ambiental (APA), próximas ao Córrego na divisa com os bairros Vila Brasilia, Parque Real e Vila Sul.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Adriano Montovani, o objetivo dessa ação é realizar intervenções para reverter e cessar os danos causados por conta do descuido e descaso com o meio ambiente. “Além de fiscalizar, nossa função é orientar e concientizar os moradores a cumprirem com as suas obrigações legais. A ação começa aqui no Pipa, mas prosseguirá por todos os outros córregos e nascentes da cidade”, sublinhou o gestor.
Ao vistoriarem a área, foram constatados graves danos ambientais como aterramento com entulhos, desmatamento, erosões, e poluição do curso hídrico principalmente por pontos de lançamento de esgoto feitos pela Saneago e a atual concessionária, a BRK. “As duas empresas foram multadas pelo crime ambiental e o valor da multa é de R$ 5 mil a R$ 50 milhões”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Adriano Montovani. “Nosso papel é de concientizar, fiscalizar e multar quem não cumprir com as leis ambientais”, pontuou ainda.
Para o superintendente Juliano Cardoso, que estava presente com sua equipe na ação no Córrego Pipa, o primeiro passo para promover a preservação e cuidados com o meio ambiente está na conscientização da população. ”Em fiscalizações como esta 80% da poluição encontrada nos córregos e matas são lixos domésticos. Por isso que se cada cidadão fizer a sua parte não descartando lixo em lugares impróprios, problemas como esse seriam facilmente resolvidos”, destacou.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)