Ação contra o Aedes aegypti já beneficiou 54 bairros desde o início de novembro

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de novembro de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, realizou desde o início de novembro de 2016 ações integradas, contra o Aedes aegypti, em 54 bairros de Aparecida. “Sabemos que a luta contra o mosquito deve ser permanente, mas deve ser intensificada com o início do período chuvoso. Com as ações do poder público e a colaboração da população esperamos reduzir o número de casos este ano, em relação ao ano passado”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.

Ainda de acordo com Iron Pereira, os bairros beneficiados nessa primeira etapa foram os que as equipes de endemias encontraram estratos positivos no Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro deste ano. “Temos um cronograma extenso e as nossas ações contemplam toda cidade”, acrescenta Iron. O LIRAa referente ao segundo semestre de 2016 foi de 0,7%. Isso significa que Aparecida está dentro do índice aceitável pelo Ministério da Saúde. Em janeiro de 2016, o LIRAa em Aparecida foi de 2%, ou seja, índice considerado situação de alerta.

No ano passado, foram notificados 17.526 casos, e em 2016 foram notificados, até agora, 12.557 casos. A expectativa é que, em Aparecida, o ano termine com uma média de 13.500 casos notificados, por conta das ações integradas de combate ao Aedes aegypti realizadas durante o ano, a maior conscientização da população e do resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa). Confira abaixo tabela de bairros contemplados.

Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. De 1% a 3,9% em situação de alerta e índices superiores a 4% indicam risco de surto de dengue. “É fundamental alertar que estar em condições satisfatórias não significa que estamos livres do mosquito e as doenças que ele pode transmitir. O trabalho de combate deve ser contínuo e ininterrupto. A Prefeitura tem feito o que compete ao poder público, que é a fiscalização, as visitas domiciliares, manejo ambiental, coleta de pneus velhos, campanhas de conscientização e outras ações”, salientou o coordenador.

Entretanto, ainda segundo Iron Pereira, a colaboração da população é imprescindível no combate. “Os principais criadouros estão dentro das casas das pessoas, como calhas, cisternas, caixas d’água, lonas, garrafas e objetos que possam acumular água nos quintais. Por essa razão, é que os moradores tem que fazer uma vistoria geral de duas a três vezes por semana em casa. Juntos, podemos vencer essa guerra”, pontuou Iron.

Entenda o LIRAa

O LIRAa é uma pesquisa que revela o índice de infestação predial nos imóveis de um município. Funciona assim, Aparecida possui cerca de 250 imóveis, dentre residências, lotes baldios e espaços como igreja. Os imóveis são divididos em 22 estratos. Cada estrato possui em média 10 mil imóveis. Destes, são sorteados 500 imóveis de cada estrato para realização da pesquisa. Os locais recebem visita domiciliar para encontrar focos do Aedes. Caso larvas sejam encontradas, elas são colhidas e encaminhadas para laboratório, que verifica se estão infectadas e se são positivas de Aedes. A partir daí, a SMS consegue detectar os locais com mais infestação e traçar ações integradas de combate.

BAIRROS

JARDIM BELA VISTA