Ação de combate ao Aedes aegypti recolhe mais de 17 mil pneus

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de outubro de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, está intensificando a ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta época do ano, com início do período chuvoso. Nesta quinta-feira (27) foi realizada ação que recolheu 17.456 pneus em todo o município. Foram 120 pessoas envolvidas na ação.

A última ação de manejo de pneus foi realizada no início de outubro deste ano e coletou mais de 30 mil pneus. Depois da ação, o material foi levado para uma empresa de reciclagem. A iniciativa conta com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Reverso Reciclagem de Pneus Ltda, Abençoada Transportes e Logística e 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, a ação contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças precisa ser um hábito de rotina das pessoas. “A população precisa cuidar do seu quintal e evitar descarte de lixo ou materiais velhos em lotes baldios. Essa preocupação precisa acontecer diariamente e o cuidado deve ser redobrado durante o período chuvoso”, destaca o coordenador.

Ainda de acordo Iron Pereira, os lotes baldios e as borracharias são os campeões de acúmulo de pneus. “A conscientização da população, evitando o acúmulo desses objetos sem necessidade, é muito importante para prevenir possíveis criadouros do mosquito. Com isso evitamos que as pessoas fiquem doentes por conta da dengue, zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes”, frisa.

Os moradores também puderam fazer o descarte no Centro de Cultura e Lazer José Barroso nesta quinta-feira (27), onde os pneus foram concentrados. A população também pode contribuir fazendo denúncias pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. Por esses telefones, os moradores podem informar o endereço para que os agentes da Vigilância realizem a coleta dos pneus ou envie uma equipe para visita.