Ação social marca o Dia da Mulher em Aparecida

Por Rafael Freitas

8 de março de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Programação contou com oferta de atendimentos em saúde, assistência social e jurídico. E dois novos veículos foram entregues para a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aparecida, por meio da por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, ofereceu diversos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, estética e assistência social. Mais de 400 mulheres foram beneficiadas com a programação no Centro de Geração de Emprego e Renda, no Parque Santa Cecília. A programação contou com apresentação da Banda Sinfônica de Aparecida e sorteio de vários brindes.

O prefeito Vilmar Mariano (MDB) destacou o avanço da gestão de políticas públicas para as mulheres no município. “Hoje é um dia especial e dedicado à mulher. Vários atendimentos estão sendo oferecidos hoje e, claro, é um dia de engajar a sociedade pelo fim da violência. E temos a Secretaria voltada às mulheres com a função de desenvolver ações de prevenção, atenção social, inclusão e combate a toda forma de violência”, afirmou.

Na oportunidade, o gestor municipal também realizou a entrega oficial de dois veículos zero quilômetros que serão usados na Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal. Os carros foram repassados pelo Governo Federal ao município por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que trabalha prevenção, controle e repressão da criminalidade. “São veículos novos que darão todo suporte no atendimento a mulher que precisar de apoio e atendimento especializado”, afirmou Vilmar.

Durante a programação foram oferecidos atendimentos de oftalmologia, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), emissão da segunda via de documentos, como RG, certidões de Nascimento, de Casamento e de Óbito, além de orientação jurídica, além de vacinação. Na área de embelezamento, as mulheres tiveram acesso a corte de cabelo, escova e esmaltação. Além disso, mudas nativas foram doadas as mulheres que são apaixonadas por plantas; e castração de cães.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Eudenir Souza (Tia Deni), afirma que o município tem avançado em ações para as mulheres. “Hoje comemoramos o aniversário de um ano da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Uma secretaria que cuida, apoia e dá voz à mulher aparecidense e oferece, nesse dia especial, vários serviços e atendimentos às mulheres”.

Moradora do Parque Santa Cecília, Kisla Ribeiro aproveitou a programação com vários atendimentos para atualizar documentos. “Somos guerreiras, batalhadoras, lutamos dia-a-dia no profissional, em casa, com a família, e desejo a todas as mulheres um excelente dia. Vim regularizar minha documentação e o evento está maravilhoso. São ações como essa que melhoram a vida das pessoas”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, afirmou na ocasião que os CRAS e CREAS também fazem parte da rede de apoio à mulher. “A Assistência Social trabalha para que todos tenham condições de uma vida melhor. E por meio dos Cras e Creas propomos ajuda humanitária. É um leque de ações desenvolvidas para que as mulheres e suas famílias tenham melhor qualidade de vida”, pontuou.

Divanita Avelino, que mora na cidade, destacou a importância da valorização da mulher. “Como mulher me sinto honrada. Temos um dia especial para nós. Morar em Aparecida e ver a gestão pública valorizando a mulher é uma satisfação para nós. A mulher precisa mesmo de autoestima, empoderamento, respeito e dignidade para ocupar todos os espaços”, completou.

Parcerias e presenças

A programação contou com a parceria das secretarias de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, Defensoria Pública de Goiás e OAB Subseção Aparecida. Marcaram presença no evento as secretárias Brunna Lomazzi (Transparência), Poliana Borges (Governo e Casa Civil), Valéria Pettersen (Meio Ambiente), Idelma de Oliveira (Educação), além dos secretários Ozéias Laurentino (Comunicação), Divino Ajax (Articulação Metropolitana), Robes Venâncio (AparecidaPrev), a vereadora Camila Rosa (PSD) e os vereadores Isaac Martins e Arnaldo Leite. Também esteve no evento a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar (PM).