“Acessibilidade com sensibilidade” é debatido em seminário em Aparecida de Goiânia

Por Rafael Freitas

20 de setembro de 2018

Por Rafael Freitas

20 de setembro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Acessibilidade e inclusão foram as palavras mais comentadas durante o Seminário “Acessibilidade com sensibilidade” realizado na manhã desta quinta-feira, 20, em Aparecida de Goiânia. A ação, realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), teve como objetivo discutir as políticas públicas e os trabalhos que visam garantir maior acessibilidade no município. O tema do seminário foi “Acessibilidade com sensibilidade” e foi executado por meio de parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia.

A palestra principal do evento foi realizada por Augusto Fernandes, que foi coordenador de Acessibilidade das Paralimpíadas Rio 2016. Também participaram o superintendente de Proteção Básica da Assistência Social, Anésio Lazari Neto; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Vânia França, que na ocasião representou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha; e o presidente da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência da OAB-Goiás, Hebert Batista Alves.

Anésio Lazari Neto destacou que a Secretaria de Assistência Social possui ações que promovem a inclusão social e também a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Atuamos diretamente na busca de assegurar e melhorar as condições de igualdade e da promoção dos direitos dessa parcela da população de Aparecida. Com isso temos diminuídos as situações de vulnerabilidade”, afirmou.

Para o presidente da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência da OAB-Goiás Hebert Batista, é preciso fazer jus a aplicação da legislação no sentido de garantir acessibilidade à pessoa com deficiência. “Temos que conhecer a nossa legislação e cobrar os nossos direitos. Só assim vamos garantir o acesso e a dignidade que temos direito.  Por isso ações como esta são importantes, pois a discussão desse assunto cabe a todos da sociedade, principalmente ao poder público e não apenas aos que são deficientes”.

Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha, reforçou que Aparecida de Goiânia é pioneira no projeto Cidade Inteligente, que tem como uma de suas atribuições, adaptações no sentido de garantir acessibilidade no espaço urbano. “Acessibilidade com sensibilidade é uma luta de cidadania, do poder público e das famílias. Todos devem estar engajados na execução de políticas públicas e tarefas que possam melhorar a dignidade das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. O projeto Cidade Inteligente, que estamos desenvolvendo em Aparecida, pensa a acessibilidade para uma cidade de todos, com calçadas e vias acessíveis e, por meio disso, a inclusão social será aprimorada”, destacou.

O crescimento de Aparecida e sua busca por se tornar uma cidade acessível também foi abordado pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “Somos uma cidade que está se desenvolvendo, gerando emprego e oportunidades. E a acessibilidade deve ser pensada de forma globalizada para superarmos as dificuldades que a pessoa com deficiência enfrenta. A Assistência Social tem dado atenção também à pessoa com algum tipo de deficiência e estamos atentos para atender o maior número de pessoas”, sublinhou Vânia França.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.