Acordo entre Prefeitura e Atlético prevê venda de área para CBF

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

A outra metade da área de 64 mil metros quadrados no setor Buriti Sereno será dividida entre a prefeitura e o clube para a construção de centros esportivos

Aparecida de Goiânia, 21 de setembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela e o procurador Geral do Município, Tarcísio dos Santos assinaram na tarde desta segunda-feira, 21, na sala de reuniões da prefeitura, a proposta para desmembramento e real utilização de área doada ao Atlético Clube Goianiense no setor Buriti Sereno, na década de 70 e que até hoje não foi utilizada pelo time goiano. O presidente do Atlético, Maurício Sampaio ficou de assinar o documento na terça-feira, 22, na sede da Procuradoria do município, já que não pôde comparecer a reunião na sede da prefeitura por motivos de agenda.

No acordo o clube de futebol goiano venderia 50% da área para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já se mostrou interessada na área, para a construção de um Centro de Treinamento na cidade. Os outros 50% da área de 64 mil metros quadrados, serão divididos entre a prefeitura e o Atlético para a construção de centros de treinamentos, campos e demais atividades de iniciação esportiva.

O acordo assinado pela prefeitura e pelo presidente do Atlético será encaminhado para avaliação e decisão do judiciário e assim dar uma função social para a área. “Há um processo na justiça que se arrasta há anos, pois a prefeitura quer reaver a área para torná-la social e beneficiar a população. Com esse acordo todos saem ganhando principalmente a população que terá locais adequados para a prática esportiva”, pontuou o prefeito Maguito Vilela.

O advogado do Atlético, Marcos Egídio, também participou da reunião e assinatura do acordo e afirmou que o objetivo do presidente do clube é o de acompanhar a prefeitura e transformar a área em um complexo esportivo. “A proposta ainda é embrionária, mas bastante interessante. Todos estavam perdendo com a improdutividade da área e agora vamos desmembrá-la e manter o contato iniciado pelo prefeito com a CBF para possível venda”, destacou.

Centro de Treinamento – Em agosto deste ano o prefeito Maguito Vilela esteve no Rio de Janeiro, acompanhado do Deputado Federal Daniel Vilela (PMDB) e do presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta. Eles se reuniram com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero e colocaram Aparecida no pleito para a construção de um Centro de Treinamento (CT) de futebol pela CBF, no município.

A proposta faz parte do Projeto CBF Social que visa o investimento em centros de treinamentos, profissionais e equipamentos em várias cidades de todo o país. A prioridade é para municípios que não participaram da Copa do Mundo de 2014 e fazem parte do G100, grupo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade social.

A área que a CBF precisa para a construção do CT deve ter entre 25 mil a 40 mil metros quadrados. Segundo a CBF, a instituição comprará a área no município, caso Aparecida seja contemplada. Inicialmente serão construídos dois campos de futebol. A ideia principal da CBF é interiorizar o acesso a práticas esportivas e incentivar a iniciação do futebol em comunidades carentes.