Administração Maguito Vilela acelera implantação de parcerias público-privada em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo - Secom

Secretário de Governo empossa gestores de PPPs da iluminação pública, resíduos sólidos e construção de praça na Avenida Igualdade 

Aparecida de Goiânia, 08 de janeiro de 2015 – O presidente do Comitê Gestor de Parceria Público-Privada do Município de Aparecida de Goiânia (CGPPP) e secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, empossou na manhã desta quinta-feira, 8, os membros das Unidades Executoras que estabelecerão a estrutura de trabalho para as PPPs que serão firmadas. “A parceria público-privada é um instrumento novo no país e é uma forma de resolvermos muitos problemas da cidade de maneira rápida e eficaz”, salienta o prefeito Maguito Vilela que passou pela reunião para cumprimentar os profissionais que farão parte das Unidades Executoras.

Inicialmente três Unidades Executoras foram criadas para gerir diferentes PPPs. A primeira delas; a Unidade Executora da Iluminação Pública, será responsável pelo estudo e elaboração do edital que tem como objetivo implantar um novo sistema de iluminação com tecnologia LED nas vias e prédios públicos do município. O projeto inicial já foi feito por uma empresa do setor e para os próximos três meses, a meta da Unidade Executora será concluir o estudo, realizar audiências públicas e formalizar a proposta para que o projeto seja apresentado na Câmara e, se aprovado, ir para licitação.

O secretário de Governo avalia que as PPPs que serão concretizadas em Aparecida se tornarão exemplos para outras gestões públicas brasileiras. “É uma novidade para o país e ao mesmo tempo será um modelo a ser adotado por outras administrações ao decorrer do tempo. Aparecida caminha à frente do seu tempo e deve se tornar referência nesse tipo de parceria”, ressalta. Segundo o secretário, a partir de agora a responsabilidade de articulação e execução de cada parceria será das Unidades Executoras específicas.

Outras duas Unidades Executoras foram empossadas juntamente com a UEPPP da Iluminação Pública. A UEPPP dos Resíduos Sólidos será responsável por firmar parcerias público-privadas para o aperfeiçoamento da coleta de lixo no município. A UEPPP do Espaço Garavelo será a executora da parceria que revitalizará a Praça do Cais Garavelo, transformando o local em um Centro de Entretenimento, Lazer e Negócios que, ao mesmo que promove a prática de atividades esportivas pela comunidade, fortalece a economia da região. As duas UEPPPs terão quatro meses para apresentar suas propostas.

SOBRE AS PPPS – As parcerias público-privadas são instrumentos utilizados pelos governos para realizar investimentos em infraestrutura. Por intermédio de uma PPP, a União, os Estados ou os Municípios podem selecionar e contratar empresas privadas que ficarão responsáveis pela prestação de serviços de interesse público por prazo determinado. Uma parceria público-privada importante, recentemente firmada pela prefeitura, se refere à construção do Centro de Convenções de Aparecida. O projeto é resultado de pedido feito pelo prefeito ao governador Marconi Perillo durante a semana de Governo Itinerante no primeiro semestre de 2014. A obra irá gerar milhares de empregos e colocará Aparecida definitivamente no mapa nacional dos grandes eventos de Turismo de Negócios. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)