Agenda Aparecida discute planejamento da cidade neste sábado, 13

Por Allan David

10 de abril de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeitura de Aparecida quer ouvir moradores, o setor produtivo e entidades classistas para planejar os próximos anos da cidade e atualizar o Plano Diretor e o Código de Posturas

A Prefeitura de Aparecida realiza neste sábado (13), às 8h, na Escola Municipal Vilmar Gonçalves da Silva, o segundo dos três fóruns do ‘Agenda Aparecida 2024’. O projeto realizado em forma de audiência pública busca discutir o planejamento da cidade entre o poder público, sociedade civil e comunidade científica.

O encontro, de forma democrática e transparente, também promove ampla discussão para atualização do Plano Diretor, do Código de Posturas e a elaboração de políticas públicas para o município.

“Nós, do poder público, precisamos ouvir o cidadão aparecidense. Por isso, estamos reunindo com a população, o setor produtivo e as entidades da sociedade civil pensarmos a cidade que queremos para os próximos anos. Portanto, é de suma importância contar com a opinião e sugestão dos moradores de Aparecida”, diz o prefeito Vilmar Mariano.

Onze macrozonas do município foram divididas em três fóruns. Em cada edição será realizada uma pesquisa quantitativa para pautar os debates. Este segundo encontro, no Setor Garavelo, envolverá três macrozonas: Garavelo, Buriti Sereno e Alto Paraíso.

O terceiro forúm Agenda Aparecida ocorrerá em 6 de junho e envolverá as macrozonas Centro, Cidade Livre, Papillon e Vila Brasília.

As universidades UFG, IFG, UEG e PUC Goiás participam da comissão científica juntamente com a Prefeitura e o Grupo Jaime Câmara, que envolverá todos os veículos de comunicação para mobilizar a comunidade.

Instituições parceiras da iniciativa

Também somam forças com o município para realizar o ‘Agenda Aparecida’ o Governo de Goiás e entidades classistas como a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, a OAB Subseção Aparecida, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, o Conselho Regional de Economia, além do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese).

Histórico do Agenda Aparecida

O Agenda Aparecida é um projeto idealizado pelo ex-prefeito Maguito Vilela, que administrou Aparecida de Goiânia de 2009 a 2016. A iniciativa foi reeditada e executada pelo também ex-prefeito Gustavo Mendanha, que sucedeu Maguito, e segue agora na gestão do prefeito Vilmar Mariano.