Alagamentos e erosões são evitadas em Aparecida com ações preventivas da Prefeitura

Por Frederico Noleto

15 de junho de 2018

Por Frederico Noleto

15 de junho de 2018

Foto: Enio Medeiros

O serviço de manutenção, limpeza e recuperação de bocas de lobo realizado na cidade previne erosões e doenças epidemiológicas

A Prefeitura de Aparecida não se esquece de nenhum detalhe quando o assunto é prevenção e economia aos cofres públicos. Uma das principais ações preventivas no município é desempenhada pela equipe de Manutenção, Limpeza e Recuperação de Bueiros da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O serviço, de responsabilidade da Diretoria de Obras, é de suma importância para a manutenção da qualidade de vida da população. O secretário da pasta, Mário Vilela, lembra que a ação previne infortúnios de diversas ordens como alagamentos, erosões e até mesmo doenças epidemiológicas. “São problemas que poderiam ser amenizados e até evitados se todos também assumissem o compromisso de cuidar da nossa cidade e de nossas ruas junto com a Prefeitura” – ressalta o secretário. E nesta sexta-feira (15) o trabalho foi realizado nos setores Independência Mansões e Rosa Sul.

Dados da secretaria informam que, diariamente, são retiradas cerca de 50 toneladas de lixo e todo tipo de dejetos das caixas coletoras. E, desde o começo do ano, as equipes já realizaram a limpeza de mais de três mil bocas de lobo em ruas e avenidas da cidade. Segundo o diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Cézar Augusto Estrela, a rotina da equipe de Manutenção, Limpeza e Recuperação de Bocas de Lobo começa às 7h da manhã e segue roteiro pré-determinado no começo de cada semana e a escolha dos bairros é feita tanto pela demanda repassada pelos próprios moradores como fatores técnicos como o fluxo e densidade populacional.

“Este é um serviço que acaba passando despercebido por grande parte da população, mas tem papel importantíssimo para a cidadania. Geralmente as pessoas só se lembram da existência das bocas de lobo em períodos chuvosos, época em que se entopem com maior rapidez, causando muitos transtornos” – pontua o secretário da pasta, Mário Vilela. Ele conta que todos os dias são recuperadas cerca de 20 bocas de lobo. “É importante lembrar que o despejo irregular de entulho em locais inadequados é um dos maiores responsáveis pelos problemas das erosões no município. Por isso é dever de todos colaborar com a limpeza urbana de nossa cidade” – pontua.

Para Mário Vilela é preciso criar o hábito de destinar corretamente o lixo e demais resíduos sólidos, tanto nas casas das pessoas quanto nas indústrias. “O município faz a sua parte coletando e reaproveitando os subprodutos gerados pelos resíduos sólidos, mas os moradores precisam ajudar e contratar caçambas para os detritos de construções e reformas, além de dar a destinação correta para móveis e eletros sem utilidade, pois já foram encontrados colchões e sofás dentro de córregos na cidade” – esclarece. O secretário recorda que a população pode colaborar denunciando o despejo irregular de entulho pelos telefones 3545-5930 e 3545-5849.

Prevenção de Desastres

Além disso, a Prefeitura oferece um serviço na área da Defesa Civil para a prevenção de enchentes e desastres naturais que é considerado referência. Em parceria com as operadoras telefônicas o serviço de SMS, ativo desde janeiro do presente ano, o canal informa aos cidadãos sobre a possibilidade de tempestades, vendavais, alagamentos, riscos de deslizamentos e outros fenômenos meteorológicos. Para receber as notificações, o usuário precisa se cadastrar na plataforma, enviando o CEP de onde mora para o número 40199. O serviço, que é gratuito, já é disponibilizado no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.