Coletânea foi escrita pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira localizada no Jardim Maria Inês
A noite desta quinta-feira,17, tornou-se uma data especial para Aparecida com o lançamento oficial do livro ‘Aparecida de Goiânia, Minha Cidade e suas curiosidades’. A obra produzida pelos alunos de duas turmas do 5º ano da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira reúne poesias, textos informativos e ilustrações. Em suas 110 páginas, os estudantes expressam admiração, carinho e, sobretudo, amor pela terra natal.
A produção da coletânea, que foi realizada conforme as diretrizes do Plano Pedagógico da unidade escolar, contou com a participação de 63 crianças e adolescentes que soltaram a imaginação e criatividade para eternizar em palavras o que a cidade representa para cada um deles.
“Tudo começou ainda no início do ano, quando fizemos um tour com as crianças pelos pontos turístico de Aparecida. Nessas visitas, eles viveram experiências incríveis e a partir disso começaram a descrever seus sentimentos pela cidade em textos e desenhos”, explica a idealizadora da iniciativa e professoras das crianças, Dayana de Menezes. O projeto também contou com a colaboração do professor Juliano Frederico Paes Santos.
A pandemia não foi empecilho para a prosperidade da obra. Ao contrário, serviu de motivação. “Podemos afirmar que a comunidade escolar esteve sempre unida e isso foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho. Professores, pais e alunos trabalharam juntos, demonstrando que esse compromisso com a educação faz toda diferença na vida de nossas crianças”, destaca a educadora ao lembrar dos dias difíceis e desafiadores enfrentados neste ano.
O vice-prefeito Veter Martins que prestigiou os alunos no evento, parabenizou todos envolvidos e destacou a importância da educação. “É uma satisfação participar deste momento especial. Nosso país só tem um caminho a seguir: esse caminho é a educação. Tenham certeza que tudo isso ficará marcado na vida de cada uma dessas crianças”, apontou durante a cerimônia de lançamento do livro realizada no auditório do Centro Universitário Alfredo Nasser.
“Com os passeios, antes da pandemia, eu e meus amigos aprendemos muitas coisas sobre a cidade. Depois, começamos a escrever e desenhar. Se tornar uma escritora foi demais; eu gostei muito. Quero agradecer muito os professores Dayana e Juliano, a coordenadora, a diretoria da escola e a prefeitura”, disse Sara Jéssica em um trecho de seu discurso.
Na página 82, a estudante e, agora, também ‘escritora’ Ketellin Santos de Jesus expressou conhecimento, após estudar a história da cidade, e orgulho pelo lugar onde vive ao escrever ‘Aparecida de Goiânia, Minha Querida’.
Aparecida de Goiânia uma bela cidade
Formada pela união de pessoas com coração bom
Que doou um pouco de suas terras
Para que essa cidade viesse crescer.
Cidade de oportunidades e de gente acolhedora
Cidade de esperança para muitas pessoas
Seus pontos turísticos enriquecem a cidade
Cidade que só nos traz felicidade.
Tem o céu a brilhar todo dia
E minha alegria irradia
Aparecida de Goiânia está sempre a crescer
Por isso, amo aqui conhecer e viver.
A colega de escola, Emile Vitória da Silva Fernandes Lisboa usou versos rimados para destacar seu amor pela nossa cidade com ‘Aparecida de Goiânia, Sua Linda’.
‘…A todos com respeito
É com muita satisfação
Que declaro à Aparecida
O meu coração’.
Para o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Vanderlan Renovato a concretização e lançamento do livro demostra que com incentivo e dedicação as crianças podem construir um futuro brilhante. “Hoje, é dia de parabenizar essas estrelas – nossos escritores e escritoras- e, é claro, nossos valorosos educadores que não medem esforços para ensinar. No futuro, serão essas crianças, com o conhecimento adquirido, que irão ensinar futuras gerações”, enalteceu.
Reconhecimento
Mãe de um dos alunos/’escritores’ que participou do projeto, Carla Alves dos Santos destacou na cerimônia toda dedicação e carinho dos educadores da unidade escolar para com alunos e toda comunidade escolar. “Eu morava, em Goiânia, vim para Aparecida e fui acolhida pela escola. Minha filha mais velha participou da primeira edição do projeto e depois disso eu percebi o desenvolvimento dela para ler e escrever. Hoje, meu filho mais novo também estuda na Guimar Rosa de Oliveira”, pontuou.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)