Alunos da rede municipal participam da primeira ação educativa no Parque da Criança

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Atividade foi promovida com objetivo de convidar as crianças para a inauguração, no próximo domingo, 12,  a partir das 8 horas, além de apresentar o parque e suas atrações.

Aparecida de Goiânia, 09 de outubro de 2014 – Nesta quinta-feira, 09, 280 alunos da rede municipal de ensino, entre 6 e 10 anos de idade, participaram da primeira atividade educativa promovida pela prefeitura no Parque da Criança, localizado no setor Mansões Paraíso. O objetivo foi divulgar a programação de inauguração do espaço, prevista para domingo, a partir das 8 horas.

Acompanhados por dez educadores e pelas diretoras das duas unidades participantes – Elaine Dias, da Escola Municipal Ari Caetano da Costa, e Iris Nascimento, da Escola Municipal Cidade Vera Cruz II – os alunos foram recebidos pelo prefeito Maguito Vilela que apresentou o parque a eles. Em seguida, percorreram a trilha criada dentro do parque, enquanto recebiam informações sobre a fauna e flora locais repassadas pelo ambientalista Alan Ambrósio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Queremos que nossos alunos se envolvam com o parque, sintam vontade de estar aqui e provoquem os pais também a participarem, seja da programação prevista para o domingo ou se tornando frequentadores assíduos deste lugar tão bonito”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela, que conversou por alguns minutos com as crianças sobre o parque e a importância de preservá-lo.

Segundo o secretário de Educação, Domingos Pereira, o objetivo da secretaria é incorporar o parque nas atividades escolares dos alunos da rede municipal, unindo a parte prática do ensino à vivência cotidiana. “Pretendemos utilizar muito esse espaço para que as nossas crianças conheçam mais sobre o meio ambiente e a necessidade de preservação do manancial que temos aqui em Aparecida”, explicou o secretário.

A beleza e os atrativos do parque agradaram os alunos. A pequena Laís Neves da Silva, de 9 anos, aluna do 3º Ano da Escola Vera Cruz II, disse que pretende chamar os pais e familiares para voltar ao parque e aproveitar melhor os brinquedos, parte que mais chamou sua atenção. “Gostei muito dos brinquedos, mas tudo é bonito, até o lago (espelho d’água). Quero voltar no domingo”, afirmou ela, cercada por colegas que, em coro, concordaram com a estudante.

A visita guiada ao Parque da Criança foi acompanhada ainda por 13 alunos representantes do projeto Guarda Mirim do PETI, pelos secretários Fábio Camargo (Meio Ambiente), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), pelo vereador Arnaldo Leite (PMDB), que também é morador da região, representantes da incorporadora responsável pelas obras e servidores da administração municipal, que também ajustavam os últimos detalhes da preparação do espaço para a inauguração.

PARQUE DA CRIANÇA – O Parque da Criança é uma parceria com a AMB construtora e incorporadora, firmada a partir da assinatura de um Termo de Acordo e Compensação Financeira (TACF). O acordo permitiu a desafetação das ruas J-76 e H-107 e oremanejamento de área em favor da incorporadora, que investe em condomínios residenciais na região. Em contrapartida, a AMB revitalizou o parque, cujo projeto se aproxima de R$ 1 milhão em investimentos e foi concluído em 180 dias.

Com área total de 126 mil m², o parque conta com um prédio que abrigará um Centro Integrado de Apoio, onde ficarão equipes das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Defesa Social e Guarda Civil Municipal, além da administração do parque. O espaço é composto por espelho d’água, praça com teatro de arena, pista de caminhada de 8 mil metros quadrados, duas quadras poliesportivas e pista de bicicross, playground e espaços de descanso com bancos.

Durante a inauguração, no dia 12 de outubro, serão oferecidas diversas atividades recreativas, culturais e oficinas para crianças, orientadas por profissionais das secretarias de Educação, Esportes e Meio Ambiente. Também haverá apresentação de catira infantil, peça teatral, apresentação de talentos mirins de Aparecida, Copa de Futebol Infantil, além da segunda etapa da Copa Regional de Bicicross.