Aparecida de Goiânia, 17 de fevereiro de 2016 – A comunidade escolar das unidades municipais de Aparecida vai realizar, nesta sexta-feira (19), ação de conscientização em virtude da Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, iniciada no último sábado, 13 de fevereiro. A iniciativa é do Ministério da Educação, em parceria com Estados e Municípios, e em Aparecida, é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A solenidade que marca o início da ação será na Escola Municipal João Cândido da Silva, no Pappilon Park, às 8 horas.

A mobilização terá a participação de um representante do governo federal, assim como na ação do dia 13 de fevereiro, do Ministério da Saúde. O objetivo do Ministério da Educação é mobilizar toda a comunidade escolar. A estratégia é usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação para levar informações sobre as formas de erradicação do mosquito e identificação das principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Domingos Pereira, a intenção é fazer atividades periódicas de combate ao mosquito nas escolas, mobilizando gestores, pais, alunos e toda comunidade. “Nesta semana fizemos uma reunião com todos os diretores das escolas, orientando uma varredura nas unidades em parceria com os alunos. A ideia é de que os estudantes andem pelas dependências e proximidades das escolas, sob orientação dos professores, identificando e eliminando possíveis criadouros”, explicou Domingos.

Ainda de acordo com o secretário, o trabalho com a comunidade é muito importante porque as informações que os alunos aprendem na escola é levada até os pais e a comunidade, construindo uma rede de combate. “A SME confeccionou material educativo que será distribuído nas escolas. Depois da solenidade de sexta-feira, a ideia é que equipes de Educação em Saúde, alunos e agentes de endemias saiam pelas ruas do bairro, orientando moradores”, salientou Domingos Pereira.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, a mobilização com a comunidade escolar é fundamental para a conscientização de toda população. “Estamos atingindo o objetivo inicial de toda a mobilização contra o Aedes que é envolver todos os segmentos da sociedade”, comemorou o coordenador.

De acordo com informações do Ministério da Educação, entre as ações previstas está a distribuição de material educativo para mais de 2,7 milhões de professores e gestores da educação básica brasileira. “A educação é um instrumento poderoso no combate ao mosquito. A partir do dia 19, a intenção é fazer atividades periódicas de combate ao mosquito em todas as escolas do município”, garantiu o secretário Domingos Pereira.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Alunos das escolas municipais de Aparecida se mobilizarão contra o Aedes aegypti nesta sexta, 19

Data: 19 de fevereiro de 2016, sexta-feira.

Horário: 8 horas.

Local: Avenida W-1, lote 22, Praça Paulo Machado, S/N, Papillon Park – Aparecida de Goiânia.