Ambulatório da Marlene Teixeira possibilitará a realização de mais de mil atendimentos por mês

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 29 de maio de 2015 – O prefeito Maguito Vilela e a secretária de Saúde, Vânia Cristina, entregaram hoje, 29, a ala ambulatorial da Maternidade Marlene Teixeira, localizada na Vila Brasília. A parte inaugurada conta com 3 consultórios, destinados ao atendimento ginecológico, obstetrício e pediátrico; uma sala de ultrassom; uma sala de vacina e uma sala de teste da mamãe e teste do pezinho; tratamento de sífilis em gestantes.

“Estamos reinaugurando um prédio mais moderno, que oferecerá maior conforto e qualidade aos pacientes que buscam atendimento aqui”, explicou o prefeito Maguito Vilela. Aos poucos, estamos conseguindo reestruturar a Saúde, que ficou décadas sem receber uma única unidade ou reforma. Estamos construindo o Hospital Municipal, com 240 leitos; duas UPAs serão entregues em breve; e 15 novas UBSs já estão funcionando”, frisou.

De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Cristina, a Maternidade Marlene Teixeira é uma unidade de baixa complexidade. “A conclusão do ambulatório é super importante porque vamos poder prestar atendimento num ambiente físico de qualidade. Aqui serão realizadas ultrassonografias, teste do pezinho, vacinação, teste da mamãe, o grupo do planejamento familiar que orienta sobre a laqueadura, tudo num ambiente moderno e adequado”, informou a secretária Vânia Cristina.

Para a técnica de enfermagem Maria Amélia Ribeiro Ramos, de 58 anos, que há 30 mora na Vila Brasília, o ambulatório veio em boa hora. “Enquanto a maternidade não reabria, estava buscando atendimento no Cais Garavelo e recentemente no Colina Azul. E é complicado porque é longe. Agora vai ficar mais fácil fazer acompanhamento e espero que em agosto esteja tudo pronto pra ficar ainda melhor”, disse a moradora, que realiza acompanhamento anual, inclusive com a mamografia.

O atendimento na Maternidade Teixeira será realizado das 7 às 19 horas, de segunda à sexta. As consultas serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 1º de junho. Ao todo, 14 médicos prestarão atendimento à população e, segundo a gestora, a expectativa é que a unidade dobre o número de atendimentos com a obra. A capacidade atual será de 385 consultas ginecológicas mensais, 200 de obstetrícia, 330 de pediatria e 230 procedimentos de ultrassonografia. A conclusão de toda a obra, o que inclui o centro cirúrgico, está prevista para agosto deste ano.

OBRAS – A reforma e ampliação da Maternidade Marlene Teixeira terá investimento total de R$ 460 mil, incluindo a obra física, mobiliários e equipamentos. Todo o recurso aplicado é do Tesouro Municipal. A última intervenção sofrida na estrutura física do prédio foi em 2003, há quase 12 anos. A obra, iniciada em agosto de 2013, ficou paralisada por um período por conta de problemas com a empresa que venceu a licitação e acabou abandonando o projeto. Por fim, a própria administração assumiu a reforma e ampliação da unidade, evitando assim outro longo processo de espera com nova licitação.

A reforma e ampliação da Maternidade Marlene Teixeira prevê a reconstrução de todo o sistema elétrico e hidráulico da unidade; ampliação do centro cirúrgico e da Central de Material Esterilizado (CME); retirada da lavanderia, que será readaptada em outra unidade para dar lugar à ampliação dos consultórios, e a criação do dormitório dos médicos, entre outras intervenções.

Unidade recebe doação de ambulância

Após a entrega do ambulatório da maternidade, o prefeito Maguito Vilela; o vice-prefeito Ozair José; e a secretária Vânia Cristina seguiram para a o Bairro Independência, onde receberam uma ambulância da rede de farmácias Pague Menos. A entrega foi feita pela gerente regional, Adriany Gontijo, e pela gerente operações do Centro-Oeste, Sandra Duarte. Por telefone, o presidente nacional da Pague Menos, Deusmar Queiroz, também fez questão de cumprimentar o prefeito e a secretária.

“Essa é a segunda unidade Pague Menos que inauguramos em Aparecida de Goiânia – a primeira fica na Avenida Rio Verde, em frente ao Buriti Shopping – e achamos importante colaborar com a Saúde de todos os municípios onde nos instalamos, já que nosso lema é saúde de qualidade e acessível à toda a população”, explicou Sandra Duarte. Segundo ela, a expectativa é de que a nova unidade realize cerca de mil atendimentos por dia, à exemplo da unidade da Rio Verde. Sandra explicou que a rede abriu um centro de distribuição recentemente em Hidrolândia “para manter a tradição de fornecer medicamentos com custo baixo à população”.

A nova ambulância será utilizada no atendimento da Maternidade Marlene Teixeira. “Por ser uma unidade de baixa complexidade, precisamos de uma ambulância 24 horas no local para encaminhar pacientes em estado grave às outras unidades de saúde de média e alta complexidade”, enfatizou a secretária de Saúde, Vânia Cristina.     

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)