Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Ao lado de Caiado e Vilela, Gracinha e Lana promovem abertura do Goiás Social Mulher em Aparecida

Evento ocorre até este sábado (22) na Rua 9E, no Garavelo Residencial Park, com dezenas de benefícios disponíveis às mulheres…

Por Allan David
20 de março de 2025

FacebookXWhatsAppTelegram

Ao lado de Caiado e Vilela, Gracinha e Lana promovem abertura do Goiás Social Mulher em AparecidaFoto: Rodrigo Estrela

Evento ocorre até este sábado (22) na Rua 9E, no Garavelo Residencial Park, com dezenas de benefícios disponíveis às mulheres e suas famílias

Mais de 40 serviços gratuitos estão acessíveis à população de Aparecida no Goiás Social Mulher, evento aberto hoje (20) no setor Garavelo Residencial Park pelo prefeito Leandro Vilela, primeira-dama Lana Bezerra, governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vilela, pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado e pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha. A programação segue até sábado (22) na Rua 9E, ao lado da Maternidade Maria da Cruz, com a expectativa de atender mais de 100 mil pessoas.

Realizado pelo Governo de Goiás e Prefeitura de Aparecida, junto com instituições e empresas parceiras, o Goiás Social Mulher presta serviços às mulheres e suas famílias, oferecendo atendimentos em saúde, emissão de documentos, estética, capacitação profissional e oportunidades de emprego, entre outros. Os atendimentos de hoje e amanhã (21) ocorrem das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.

O evento é coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, que é presidente de honra da OVG, a Organização das Voluntárias de Goiás. Ao lado do prefeito Vilela e do vice-prefeito João Campos, Gracinha, Caiado e Daniel conclamaram os moradores, especialmente as mulheres, a aproveitar o Goiás Social em Aparecida.

“A senhora, dona Gracinha, a Lana e todas as mulheres envolvidas estão trabalhando muito nesse projeto, que marca também a reconstrução de Aparecida. Nós estamos num esforço coletivo, com a Câmara Municipal, para reestruturar a cidade novamente com tudo aquilo que nós queremos e precisamos; e o Governo de Goiás tem sido um esteio para nós aqui”, disse Vilela agradecendo a Caiado, Daniel e aos vereadores, que compareceram liderados pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo.

A abertura do Goiás Social Mulher em Aparecida foi prestigiada também pelas secretárias Mayara Mendanha (Assistência Social) e Carolina Araújo (Mulher); pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo acompanhado dos vereadores e pelos demais secretários municipais, além dos deputados estaduais Veter Martins, Vivian Naves e Cristóvão Tormin.

Caiado: governo serve para cuidar das pessoas

O governador Ronaldo Caiado assegurou que a gestão do prefeito Vilela tem o apoio integral de sua administração para entregar obras e serviços em grandes volumes como o do Goiás Social Mulher em Aparecida. O evento, segundo ele, entregará 1,2 mil cartões a mulheres inscritas no programa Mães de Goiás, entre outros benefícios. “Nós cuidamos de todo mundo, dos que acabaram de nascer até os que têm mais idade, porque é para isso que serve o governo, para cuidar de todas as pessoas.”

Gracinha Caiado ratificou a fala do governador e completou: “Vocês podem contar sempre com o Ronaldo Caiado e comigo, porque, enquanto estivermos no governo, nós estaremos cuidando de quem precisa”.

Serviços disponíveis no Goiás Social

O evento dá acesso a consultas médicas com clínico geral, exames oftalmológicos realizados em parceria com o Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), ultrassonografias, testes rápidos para ISTs (HIV, sífilis e hepatites), vacinação, atendimento odontológico e aferição de pressão e glicose. A Carreta da Mamografia também está no local realizando exames preventivos.

Há ainda um espaço dedicado ao planejamento familiar, com orientações sobre inserção de DIU, laqueadura e vasectomia, além de serviços relacionados ao cartão SUS. Para aquelas que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o evento oferece vagas de emprego, além de inscrições para cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa Retomada, que inclui capacitações do Cotec, oficinas de beleza e cursos técnicos em diversas áreas.

Na área da assistência social, as mulheres podem atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) para acessar programas sociais e solicitar benefícios como o cartão Mães de Goiás. A OVG está entregando kits enxoval para gestantes e mães de recém-nascidos, além de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas e infantis, muletas, bengalas e outros itens assistenciais.

Moradora do Garavelo, a dona de casa Eva Nunes Correia compareceu com seus quatro filhos, de 11 meses, 2, 7 e 9 anos. Ela foi ao Goiás Social Mulher para buscar fraldas infantis e consultar toda a família com o oftalmologista. “Isso torna tudo mais prático, melhora para a gente porque dá para resolver tudo no mesmo dia.”

Mais benefícios para as mulheres

A Secretaria de Habitação e a Agehab fazem a entrega de escrituras de imóveis para famílias de baixa renda, garantindo segurança habitacional a muitos cidadãos. Outro destaque do evento é a emissão de documentos. A Polícia Civil está no local emitindo carteiras de identidade, enquanto o Vapt Vupt disponibiliza emissão de CPF, segunda via de boletos do IPVA e CRLV, além do agendamento de outros atendimentos.

Para quem precisa de orientação jurídica, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça estão oferecendo assistência gratuita em processos de divórcio, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade, regularização de pensão alimentícia e solicitação de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica.

O evento tem ainda:

  • SMTA: emissão de cartões de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) e idosos.
  • Saneago: negociação de débitos, cadastramento na tarifa social e emissão de segunda via de contas.
  • AGR: orientações sobre serviços regulados como saneamento básico e transporte intermunicipal.
  • Esporte e Lazer: espaço recreativo com pula-pula e multipark para as crianças.

Navegue entre as notícias