Aparecida celebra Dia Nacional do Idoso com evento em Centro de Convivência

Por Thiago Oliveira

27 de setembro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Data é comemorada no próximo domingo, 1 de outubro. Para atender a terceira idade, Prefeitura mantém Espaços de Convivência que funcionam todos os dias ofertando diversas oficinas para pessoas com mais de 60 anos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, celebrou nesta quarta-feira, 27, o Dia Internacional da Terceira Idade e o Dia Nacional do Idoso, ambos comemorados no próximo domingo, 1 de outubro. A ação foi realizada no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, na Vila Brasília.

O local recebe todos os dias idosos para as mais variadas atividades. São mais de 200 inscritos nos programas de convivência do Centro, que funciona durante todo o dia. Nesta quarta, além das comemorações houve também roda de conversa com psicólogo e assistente social, com o tema “setembro amarelo e a prevenção ao suicídio”.

Hoje também foi dia de comemorar com os aniversariantes do mês. Com direito a bolo, cachorro quente, salada de frutas e lembrancinhas, os idosos festejaram mais um ano de vida de quatro de seus colegas. O “parabéns” sempre animado demonstrou a amizade criada por eles nos centros de convivência.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Aparecida, Sulnara Santana, participou das comemorações e parabenizou os idosos do Conviver. “Nós buscamos oferecer atividades diárias para que os idosos tenham uma ocupação, um lugar de aprendizado e possam criar vínculos uns com os outros e os centros de convivência são os melhores lugares para isso”, pontua a primeira dama.

Aparecida oferece diversas atividades para promover a socialização e a melhor qualidade de vida da terceira idade. Além das oficinas, o Centro de Convivência Idade do Saber, no Jardim Florença, oferece todas as quartas-feiras o Baile da Terceira Idade. A Semas também estuda estender esta ação para outros locais da cidade, com o objetivo de atrair ainda mais a população com mais de 60 anos.

Moradora da Vila Brasília, Abadia Alves da Silva, de 70 anos, conta que frequenta o Conviver toda semana. “É aqui que eu encontro com as minhas amigas, faço minhas aulas de bordado, converso com a psicóloga. Aqui eu me divirto muito, porque normalmente sou muito só”, comenta a moradora.

Confira a programação semanal do Centro Conviver

• Segunda-feira: Aula de bordado a partir das 14h
  • Terça-feira: Aula de teclado e violão a partir das 13h
  • Quarta-feira: Aula de pintura em tecido: A partir das 14h
  • Quinta-feira: Coral a partir das 13h
  • Sexta-feira: Ginástica a partir das 14h

Cuidados com a melhor idade

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).

Isso evidencia a importância dos investimentos na saúde, conforto e sociabilidade das pessoas com mais de 60 anos. Em Aparecida, este cuidado é feito por meio dos Centro de Convivência, da medicina da família e a implantação constante de academias ao ar livre nos parques e praças inaugurados pela Prefeitura.

Como se inscrever nas oficinas

As inscrições nos grupos de convivência podem ser feitas pessoalmente no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) mais próximo ou em uma das unidades do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Florença e da Vila Brasília. Para a inscrição é necessário levar cópia dos documentos pessoais e comprovante de endereço.