Aparecida comemora 96 anos com grande festa e programação diversificada

Por Rafael Freitas

7 de maio de 2018

Por Rafael Freitas

7 de maio de 2018


Foto: Valdir Antunes

No dia 11 de maio Aparecida de Goiânia completará 96 anos de história. Com cerca de 600 mil habitantes, a segunda maior cidade do Estado consegue garantir seu desenvolvimento e aprimorar a aptidão para a industrialização, conservando elementos importantes do seu passado, como a primeira capela erguida na cidade, a tradicional Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada no Centro Histórico do município.

Com características peculiares, a cidade é hoje uma das mais promissoras do país. A qualidade de vida e o desenvolvimento econômico em ascensão, mesmo em tempos de crise, são conquistas possíveis em virtude do investimento continuado em infraestrutura e reestruturação da gestão pública. Conquistas que a cidade comemora neste mês de maio com uma intensa programação de aniversário. A população vive há mais de uma década a experiência de um desenvolvimento social e econômico vertiginoso.

O prefeito Gustavo Mendanha enfatiza que Aparecida veio se consolidando nos últimos anos como uma grande cidade industrial e empresarial e isso ajuda na melhoria da qualidade de vida dos moradores, pois aumenta a oferta de emprego, o que gera renda e receita. “Dados do Caged revelam que cidade foi responsável nestes primeiros meses por 70% dos empregos formais criados no Estado de Goiás e vamos continuar trabalhando para gerar mais vagas e receita”, pontuou. Gustavo destacou ainda que os aparecidenses têm muito o que comemorar neste 11 de maio.

“Nossa cidade cresceu e se desenvolveu de forma pujante e isso trouxe consequências para todos. Como a melhoria da malha viária com poucos bairros ainda precisando de pavimentação, saúde estruturada com três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), dois Cais e diversas Unidades Básicas de Saúde e agora em agosto vamos inaugurar a primeira etapa do Hospital Municipal. Temos ainda a ampliação do lazer e esporte com 13 praças inauguradas apenas em 2017, além de diversas outras obras”.

A comemoração do 11 de maio se deve inclusive à criação da capela na Praça Matriz. Foi ali que, em 11 de maio de 1922, a comunidade do então arraial que se formava ergueu uma cruz de aroeira, presente no local até os dias atuais, e celebrou sua primeira missa campal. A igrejinha foi edificada depois, mas esse foi o marco zero da história do povo aparecidense. As atividades comemorativas começaram neste sábado, 05 de maio, com a inauguração do Parque Alameda da Cidade, entre o Jardim Veneza e o Parque das Nações.

Desfile Cívico – Na data de aniversário da cidade, 11 de maio, será realizado tradicional desfile cívico-militar, a partir das 8 horas. À exemplo dos anos anteriores, o desfile será realizado na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, em frente ao Aparecida Shopping. Um bolo de 96 metros, personalizado com imagens da cidade, será distribuído à população presente. A festa contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, do presidenciável Henrique Meirelles (MDB) e outras autoridades.

Aparecida é Show – De 10 a 13 de maio será realizada a tradicional festa de shows e rodeio no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. O Aparecida é Show conta com total apoio da Prefeitura e a novidade deste ano são os portões abertos para o público, gratuitamente, todos os dias. Além das competições de montarias, o local será palco de  atrações musicais, que este ano incluem artistas de renome nacional como Fernandinho, Diego e Arnaldo e João Neto e Frederico, Xandy Aviões e DJ Caik, Pedro Paulo e Alex e Jefferson Moraes.

Prefeitura em Ação – Outra atividade que marca as comemorações pelo aniversário de Aparecida é oitava edição do Prefeitura em Ação, com lançamento no dia 14 de maio, às 7h30, no Setor Madre Germana I. Na sexta-feira, 18 e no sábado, 19, será realizado o mutirão com centenas de atendimentos. “O projeto levará 130 tipos de serviços públicos, de forma gratuita, para a população da região. Além disso, toda a região será beneficiada com trabalhos de limpeza e infraestrutura”, salientou Veter Martins. Serão realizadas diversas prestações de serviços gratuitos, atividades recreativas, esportivas, orientações jurídicas e diversos atendimentos na aréa de saúde aos visitantes.

Ação Global – No dia 26 de maio, Aparecida de Goiânia receberá mais uma edição do Ação Global. O evento será realizado no Sesi de Aparecida, na Avenida Pirineus, Residencial Village Garavelo, das 8h às 16h. O evento é uma realização do Sistema SESI/TVGlobo em parceria com a Prefeitura de Aparecida e prestará diversos atendimentos gratuitos à população da cidade. “Promover a cidadania é um dever de todos, por isso a prefeitura é sempre parceira do Ação Global, que vem realizando diversos atendimentos essenciais à população ao longo desses 25 anos”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas; aplicação de vacinas; avaliação nutricional; aferição de peso, medidas, circunferência abdominal e pressão arterial; orientações sobre prevenção de diferentes enfermidades como câncer, DST, doenças cardiovasculares, de dermatologia, oftalmologia e pediatria. A Pastoral da Criança fará avaliações e dará orientações nutricionais voltadas para crianças.

Jornada da Cidadania –  A Prefeitura de Aparecida de Goiânia será parceira oficial da Jornada da Cidadania, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) pela Arquidiocese de Goiânia entre os dias 24 e 26 de maio deste ano, e que oferecerá milhares de atendimentos gratuitos à população, além de prestação de serviços, orientações, atividades educativas e agenda de ações culturais. O evento será realizado no Centro de Convenções da PUC, no Jardim Mariliza. “A prefeitura apoia esta iniciativa. O que a PUC-Goiás e a Arquidiocese fazem, juntas, merece o reconhecimento de todo gestor público”, avalia Gustavo.

Programação de Aniversário de Aparecida de Goiânia:

10/05/18 a 13/05/18 (Quinta a Sábado)

Evento: Aparecida é Show

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso – Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Village Garavelo

Horário: a partir das 19h – Entrada franca

 

11/05/18 (Sexta-feira)

Evento: Desfile Cívico em comemoração aos 96 anos de Aparecida.

Local: Parque da Família. Avenida Independência – Residencial Village Garavelo (em frente ao Aparecida Shopping).

Horário: a partir das 8 horas.

 

14/05/18 a 19/05/18 (Segunda à Sábado)

Evento: Oitava edição do Projeto Prefeitura em Ação

Local: Rua MG-16, Setor Madre Germana 1

Horário: às 7h30

 

 26/05/18 (Sábado)

Evento: Ação Global

Local: Sesi Aparecida, na Avenida Pirineus, Residencial Village Garavelo,

Horário: das 8h às 16h.

 

24/05/18 a 26/05/18 (Quinta à Sábado)

Evento: Jornada da Cidadania

Local: Centro de Conveções da PUC-GO – Jardim Mariliza – Goiânia

Horário: das 8h às 17h

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)