Aparecida comprometida com os Objetivos do Milênio

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 23 de novembro de 2015 – O município de Aparecida de Goiânia está determinado a fazer cumprir as oito metas para o milênio estipuladas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da qual o Brasil é signatário. A ideia surgiu em setembro de 2000, quando 189 nações firmaram o compromisso de combater a pobreza e demais males da sociedade contemporânea. Foram oito meses de negociação até que fossem elaborados os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“O Brasil está comprometido em cumprir as metas. Gestores de todo o país estão unidos numa imensa corrente altruísta com objetivo de reverter mazelas decorrentes da vulnerabilidade social. Afinal, quem é que não quer ver o fim de problemas como a fome, a miséria, a mortalidade infantil e a Aids? Trata-se de uma responsabilidade que envolve não apenas gestores, mas homens e mulheres de toda a sociedade organizada. Quando a dor do outro nos incomoda, e isto é revertido em ação, o resultado só pode ser benéfico. Ainda mais quando os esforços são coletivos”, considera o prefeito Maguito Vilela.

O município de Aparecida de Goiânia conseguiu cumprir antecipadamente dois objetivos propostos dentro da meta número 1 – Acabar com a Fome e a Miséria: reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população que sofre de fome. “Felizmente, conseguimos retirar o país do vergonhoso mapa da fome. Mas ainda temos muito por fazer. Os 43 novos Cmeis que estamos entregando garantirão educação de qualidade para nossas crianças e tranquilidade para que nossas mães trabalhadoras possam enfrentar sua jornada de trabalho”, reitera Maguito.

Programas sociais e de distribuição de renda implantados pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, Brasil Sem Miséria e Restaurante Popular reverteram de forma significante o gráfico da desigualdade social existente em todo o país. Em Aparecida de Goiânia, cerca de 40 mil famílias estão cadastradas no CadÚnico. Destas, cerca de 15 mil são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O programa foi criado em outubro de 2003 e possui três eixos principais: complemento de renda (que garante o alívio mais imediato da pobreza), acesso a direitos (condicionalidades com objetivo de reforçar acesso à Educação, Saúde e Assistência Social) e articulação com outras ações.

Os outros sete objetivos do milênio são: Oferecer educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e autonomia para as mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde de gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir qualidade de vida e o respeito ao Meio Ambiente e Estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Em setembro de 2010, o mundo renovou o compromisso para acelerar o progresso em direção ao cumprimento desses objetivos. Aparecida também segue realizando ações em todas essas áreas que possibilitarão o cumprimento das metas.