Na tarde desta quarta-feira, 22, foi realizado o lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Buriti Shopping, no setor Vila São Tomaz. A ação é realizada em conjunto pela Prefeitura de Aparecida e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo da ação é a erradicação do trabalho infantil, com foco na empregabilidade legal do jovem.
Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Superintendência de Proteção Social Especial e a Coordenação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, vai orientar e esclarecer dúvidas de como e onde fazer denúncias de casos de trabalho infantil.
“É uma ação de extrema importância, pois vai orientar as pessoas para que se possa identificar casos de trabalho infantil e denunciar essa prática que tira a infância de crianças e adolescentes”, declara a primeira-dama, Sulnara Santana, que no ato representou a Secretaria de Assistência Social junto com a secretária executiva e técnica de Assistência Social, Vânia França.
Leia também:
Jovens a partir de 14 anos podem procurar o posto de orientação em busca de uma oportunidade de emprego formal, como jovem aprendiz, de segunda à sábado, das 10 às 20h, até dia 13 de julho.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Anyelle Dutra, a ação busca garantir os direitos da criança e do adolescente que esteja em situação de trabalho informal.
“O objetivo da campanha é repudiar o trabalho infantil, orientar às famílias qual a idade certa para trabalhar de maneira legal e formalizada de forma que seja garantido todos os direitos do adolescente”, explica.
O promotor da Infância e Juventude da Comarca de Aparecida, Márcio Nascimento, demonstra confiança com a ação. “É muito importante saber que pessoas e empresas tem se preocupado em fazer com que mais políticas públicas sejam desenvolvidas nesse campo. Criança e adolescente tem que estudar, se profissionalizar, para se encaixar no mercado de trabalho formal”, pontua.
Entidades de ensino como o IPHAC, Renapsi, Osceia também fazem parte da ação, realizando o atendimento de adolescentes para preencher vagas no mercado de trabalho como jovem aprendiz, além de conscientizar e auxiliar sobre formas legais para se empregar. A ação também conta com os serviços de blitz educativas, abordagens e panfletagens em diversos pontos do município.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)