Mutirão de limpeza será realizado com participação de escolas, igrejas, ONGs e diversas secretarias da administração púbica
Aparecida de Goiânia entrou no mapa da maior ação global: World Clean Up Day. Neste ano, a mobilização do Dia Mundial da Limpeza será realizada em 16 de setembro em mais de 198 países, com objetivo de conscientizar a população para importância de um planeta mais limpo e com sustentabilidade.
Para discutir as ações que serão realizadas nesta data, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) realizou uma reunião de mobilização na sexta-feira, 18, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, com organizações não-governamentais, empresas da cidade e órgãos da administração municipal.
Coleta Seletiva auxilia na proteção do meio ambiente em Aparecida de Goiânia
Disque Busca: serviço recolhe móveis e eletrodomésticos velhos em Aparecida
O objetivo é mobilizar comunidades para um mutirão de limpeza, onde as pessoas vão retirar das ruas, praças e margens de córregos, materiais como plástico, alumínio e eletrônicos.
A intenção, claro, é encaminhar todo resíduo reciclável para as cooperativas do município, beneficiando cerca de 70 famílias que fazem da reciclagem uma importante fonte de renda.
“Será a segunda participação de Aparecida de Goiânia nessa mobilização global em prol de um planeta limpo. Vamos mobilizar lideranças de bairros, igrejas, ONGs e escolas para fazermos um grande mutirão de limpeza. Hoje, estamos discutindo as ações que podem ser realizadas e ouvindo sugestões de diversos segmentos da sociedade”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Valéria Pettersen.
A reunião de trabalho para discutir as ações para o Dia Mundial da Limpeza contou com representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Educação, Saúde, Cultura e Defesa Civil. ONGs, Guarda Mirim, Corpo de Bombeiros e Câmara Municipal também apoiam o movimento.
“Iremos dividir a cidade em regiões e microrregiões com participação ativa dos líderes comunitários. Precisamos mobilizar toda comunidade e vamos mostrar que é possível, com o trabalho de cada um, deixar nossa cidade mais limpa”, completou Pettersen.
A secretária de Educação, Idelma Oliveira, antecipou que vai mobilizar as unidades de ensino para participar de ações que possam contribuir com a iniciativa. “É um trabalho de formiguinha, mas que terá um efeito muito grande”.
O vereador Marcelo da Saúde, que estava acompanhado dos vereadores Hans Miller e Camila Rosa, pontuou que iniciativas de conscientização são fundamentais para a construção de um futuro melhor. “O descarte irregular de lixo e entulho é prejudicial em todos os sentidos. Afeta a saúde, a qualidade do ambiente e a condição da vida urbana. Precisamos mudar essa realidade. Essa ação vai alertar toda sociedade, nosso desafio é mudar essa cultura”.
Dia Mundial da Limpeza
O Dia Mundial da Limpeza não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas é uma rede de voluntários que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos.
É também um movimento cívico que une 198 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. No dia 16 de setembro de 2023, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 6ª vez. Desde 2018, 71 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)