Aparecida de Goiânia é classificada para etapa nacional do prêmio Sebrae

Por Rafael Freitas

4 de abril de 2024

Por Rafael Freitas

4 de abril de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Município conquistou o 1º lugar do Prêmio Prefeitura Empreendedora nas categorias Sala do Empreendedor e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo

Aparecida de Goiânia conquistou o primeiro lugar no Prêmio “Prefeitura Empreendedora” promovido pelo Sebrae e foi classificada para etapa nacional, que será divulgada em junho, em Brasília. O evento de premiação foi realizado na manhã desta quinta-feira, 4, no Castro’s Park Hotel, na capital, e contou com a presença do prefeito Vilmar Mariano e lideranças empresariais.

A premiação é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas dos municípios que incentivam os pequenos negócios e promovem ações para apoiá-los. Além de classificar boas práticas, o prêmio estimula inovação, amplia as capacidades municipais e inspira novos projetos.

A Prefeitura de Aparecida conquistou o primeiro lugar em duas categorias. São elas: Sala do Empreendedor e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. “Ser premiado aqui é coroar o trabalho de grande relevância que é realizado em nossa cidade. E agora vamos para a etapa nacional e mostrar a nossa potencialidade”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano após receber os prêmios.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima, destacou a importância do prêmio para os municípios. “Demonstra todo o suporte que o Sebrae tem dado a gestão municipal e a difusão de todas as ações que estão sendo desenvolvidas nas cidades. A missão do Sebrae é apoiar a micro e pequena empresa e fortalecer o empreendedorismo.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que está na 12ª edição, reconheceu a Casa do Empreendedor e o Comitê Permanente de Desburocratização, projetos inscritos pela Prefeitura de Aparecida como essenciais para o fomento de negócios na cidade.

Aparecida concorreu ao prêmio com mais 50 municípios goianos, em duas das 10 categorias: Compras Governamentais; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo Rural; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial, Empreendedorismo na Escola; Sustentabilidade e Meio Ambiente e Cidade empreendedora.

Felismar Martins, secretário municipal de Indústria e Comércio, destacou que a premiação é o atestado de uma gestão comprometida com o fomento do desenvolvimento econômico. “Foram dois prêmios por boas práticas voltadas ao empreendedorismo. Esse é o reconhecimento de tudo o que Aparecida de Goiânia tem conquistado nos últimos anos. Isso demonstra que o município está indo bem em desenvolver ações que beneficiam a população e fomentam a economia”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, parabenizou a cidade pelas conquistas. “Parabéns a cidade de Aparecida de Goiânia, inscrita em dois projetos, por facilitar a vida do empreendedor. A desburocratização é muito importante para o empreendedor. A cidade está indo bem, com muitos comércios, empresas e indústrias, e o prêmio é um reconhecimento significativo para o prefeito e sua população”.

Projetos da cidade que foram premiados:

Casa do Empreendedor

A Casa do Empreendedor realiza atendimentos gratuitos e a mediação entre o microempreendedor e os órgãos responsáveis pela formalização de negócios. O espaço oferece orientação para pequenos empreendedores e pessoas que buscam abrir o próprio negócio no município.

Na Casa do Empreendedor, entre outros serviços, é feito todo processo para abertura do Microempreendedor Individual (MEI), declaração de faturamentos, emissão de alvarás e guias. A nova unidade vai oferecer também cursos e palestras específicos voltados para o empreendedorismo.

Comitê Permanente de Desburocratização (CPD)

O  CPD é um colegiado que reúne instituições do poder público e entidades empresariais para sugerir à gestão municipal medidas que facilitem a prestação de serviços solicitados pelas empresas. Entre as boas práticas, o CPD busca apresentar melhorias contínuas dos serviços prestados pelo Município no sentido de simplificar e agilizar o processo de abertura, fechamento e baixa de empresas.