Aparecida de Goiânia lança edital para produções artísticas com foco na educação de trânsito

Por Secom/Aparecida

18 de setembro de 2023

Por Secom/Aparecida

18 de setembro de 2023

Foto: Wigor Vieira

Na tarde desta segunda-feira,18, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano , autorizou a publicação de um edital de chamamento público para o setor cultural. De acordo com a iniciativa, as obras serão temáticas com foco na educação de trânsito.

A intenção é utilizar diferentes linguagens artísticas para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro. Com isso, os projetos selecionados deverão abordar questões relacionadas ao comportamento de condutores de veículos, pedestres e também a à cultura pacifica entre os diferentes agentes que compõem o trânsito.

Vilmar anuncia investimento de R$ 1 milhão na Cultura

Aparecida promove 1º festival de dança

Durante encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, Vilmar pontuou que a conscientização para um trânsito melhor é “uma semente que deve ser plantada para germinar futuramente”. O prefeito lembrou que a arte consegue , através de suas várias formas de expressão, levar a mensagem de forma objetiva.

“Com uma peça de teatro, por exemplo, podemos trabalhar com as crianças em nossas dezenas de escolas ou CMEIs. Um grafite em um mural ou um monumento chama atenção das pessoas e também entrega a mensagem. A cultura do trânsito precisa mudar. Vamos levar quanto tempo? O importante é começar a conscientização”, destacou.

Vilmar Mariano também destacou ações de suas gestão em outras áreas. O prefeito pontuou que o projeto que vai enfatizar a conscientização para um trânsito melhor também vai fomentar o trabalho de dezenas de artistas na cidade. “Além de levar a mensagem de educação no trânsito, também vai incentivar quem trabalha com a cultura em nossa cidade”.

O edital de chamamento , que será publicado nos próximos dias, vai especificar as modalidades artísticas que podem ser inscritas. São elas: grafite (muralismo 3×5 mt), contação de história (mínimo 20 minutos) , dança, artesanato (três peças) e arte-educação (palestra).

“Investir na educação de trânsito é uma determinação do prefeito Vilmar. As melhorias na infraestrutura são visíveis e vamos continuar avançando. Vamos trabalhar a conscientização , levando essa mensagem da cultura de paz, de respeito e de cuidado uns com os outros. Acreditamos que as diversas manifestações artísticas, aliadas com outras ações, serão eficazes nessa missão”, detalhou o secretário executivo de Trânsito e Mobilidade, Avelino Marinho.

Presidente do Fórum Cultural de Aparecida de Goiânia, Luís Otávio, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa e pontuou que os artistas terão diversas oportunidade de apresentar seus respectivos trabalhos. “É uma oportunidade muito boa para que cada artista consiga expressar sua leitura sobre o trânsito. Não tenho dúvidas de que bons projetos serão apresentados”.

Secretário de Cultura, Marcos Alcântara, também reforçou a importância da iniciativa. “Todo moimento que busca pacificar o trânsito é importante. É um trabalho que pode ser feito com diversas ferramentas e as expressões artísticas é uma delas”.