Aparecida de Goiânia lança campanha de conscientização contra uso de linhas cortantes

Por Secom/Aparecida

30 de junho de 2023

Por Secom/Aparecida

30 de junho de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Na tarde desta quarta-feira,30, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia, através da Guarda Civil Municipal (GCM) lançou a 12ª edição da campanha a Vida Por Um Fio. Objetivo da iniciativa é conscientizar crianças, jovens e adultos sobres os riscos da utilização de linhas cortes para empinar pipa.

O trabalho já é realizado, segundo a GCM, há 15 dias e será desenvolvido durante toda temporada de pipas, sobretudo, no período de férias escolares.

“Linha com cerol, chilena ou Indonésia como são chamadas, podem tirar a vida de alguém e transformar uma brincadeira em tragédia. Nosso objetivo é conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o uso perigoso e também alertar comerciantes de que a venda desse tipo de material é proibida por lei”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

O secretário explica que a intensificação do monitoramento com a campanha é necessária, pois nestes meses de férias escolares e de meses com mais ventos, é comum ter mais pessoas nas ruas utilizando as pipas como brincadeira. “Nos outros anos apreendemos milhares de linhas e carretéis irregulares, por isso, intensificamos sempre a campanha nesses meses”, disse Cândido.

Além da fiscalização, a GCM também vai trabalhar na conscientização. As equipes irão distribuir material gráfico informativo ressaltando que não é proibido empinar pipa na cidade. “O que não pode é utilizar linhas cortantes, expor a vida das pessoas ao risco, inclusive, de morte”, completa.

Comandante geral da GCM de Aparecida de Goiânia, Weber Júnior, explica como o trabalho será feito. “Realizamos operações diariamente nos locais com grandes aglomerações utilizados para empinar pipas. Nossos agentes verificam se linhas cortantes estão sendo utilizados. Em caso positivo, esse material é recolhido pelas equipes”.

Em caso de reincidência, ainda de acordo com o comandante, pais ou responsáveis pelo menor de idade serão conduzidos para delegacia de polícia e autuados.

A população também pode ajudar na fiscalização e registrar denúncia anônima por meio do telefone 153 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp da Guarda Civil 3545-5992.

Lei municipal – A legislação que regulamenta a brincadeira em Aparecida proíbe o uso e venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído” no comércio formal e informal. O comerciante que vender esse tipo de material terá o produto apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil a cada infração cometida.