GCM de Aparecida de Goiânia vai formar novos agentes da ROMU

Por Rodrigo Augusto

26 de fevereiro de 2024

Por Rodrigo Augusto

26 de fevereiro de 2024


Aparecida de Goiânia curso de formação do ROMU
Foto: Jhonney Macena

Na manhã desta segunda-feira, 26, foi iniciado o segundo Curso de Intervenção Tática Especial (CITE) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia. A aula inaugural foi realizada no Anfiteatro Cantor Leandro. A solenidade de apresentação dos candidatos a integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi prestigiada pelo prefeito Vilmar Mariano, representantes de diversas corporações e familiares dos alunos.

O curso de formação dos próximos “romuzeiros” começou com 25 alunos e terá duração de 45 dias. Nesse período, os agentes serão submetidos a treinamentos físicos e táticos. A formação será ministrada nos regimes semi-internato e desclassificatório.

Vilmar Mariano lembrou que a Guarda Civil Municipal de Aparecida contribui significativamente com a segurança pública. “Hoje, nossa GCM atua nos prédios públicos como, por exemplo, nas unidades de saúde, nas escolas e também realiza o patrulhamento ostensivo. Não temos dúvida de que os nossos membros da ROMU irão somar para que a GCM continue desempenhando um trabalho de excelência”, disse o prefeito no início da aula inaugural.

O prefeito enfatizou ainda que se orgulha da GCM de Aparecida. “É uma das melhores do Brasil, porque trabalha conforme suas prerrogativas e, sobretudo, respeita o cidadão”.  

Secretário Municipal de Segurança Pública, Tales de Castro, antecipou que, em breve, a GCM irá receber novos equipamentos e veículos que irão otimizar o trabalho da corporação. “Estamos finalizando a licitação de seis fuzis e iremos receber novas viaturas do Ministério da Justiça. Esse material será utilizado pela nossa força tática que é a ROMU”. Ele também enfatizou a importância do grupamento especial. “Atua em ocorrências específicas e, para isso, recebem treinamento diferenciado”, completou.

O curso de formação da ROMU conta com agentes da GCM de Aparecida e outras três cidades: Senador Canedo, Valparaíso, Rio Verde e Jataí. Após a formatura, os agentes de segurança irão atuar em seus respectivos municípios.

Comandante da GCM de Aparecida de Goiânia e coordenador do curso de formação da ROMU, Weber Júnior, destacou a importância do grupamento especial. “Esses homens serão formados para enfrentar todo tipo de ocorrência. Durante a formação, irão adquirir conhecimentos teóricos e práticos que serão utilizados no dia a dia”.

Representantes de vários grupos táticos de diferentes corporações participaram da aula inaugural do CITE. Prestiviaram o evento membros da Rotam, CPE, BOPE, Polícia Penal, Choque, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Legislativa e PRF.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)