Atleta de Aparecida de Goiânia busca vaga na seleção brasileira de taekwondo

Por Rodrigo Augusto

10 de fevereiro de 2023

Por Rodrigo Augusto

10 de fevereiro de 2023

Aparecida de Goiânia
Foto: Divulgação

A aparecidense Bianca Guimarães, 12 anos, disputa o Gram Slam 2023 de Taekwondo nesta sexta-feira,10, na Arena Carioca, no Rio de Janeiro.

Destaque da Equipe Impacto, que treina no Estação Esporte-Cidadania, ela busca vaga na formação da seleção brasileira de taekwondo na categoria cadete-41.

“Bianca é muito jovem e também muito talentosa e dedicada”, destaca o técnico Edgar Guimarães. “A preparação para essa competição foi intensa e estamos confiantes em um bom resultado”, completa.

“Está chegando a hora, vou colocar em prática tudo que treinei” comenta a atleta que já está concentrada para a primeira luta na Área 4 da Arena Carioca”. A expectativa é de que o primeiro confronto comece por volta das 13h. Segundo a Confederação Brasileira de Taekwondo, cerca de 400 atletas irão participar do Gram Slam.

Aparecida Compete

Para representar Aparecida de Goiânia em diferentes competições, Bianca conta com o Aparecida Compete. O programa da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semel) custeia os gastos com transporte, hospedagem e alimentação de atletas aparecidenses de alto rendimento.

Em 2022, cerca de 700 atletas de diferentes modalidades foram beneficiados com o Aparecida Compete. Neste ano, o investimento será de R$ 500 mil.

“Nosso prefeito Vilmar Mariano determinou que dobrássemos o valor investido. Apoiamos e incentivamos os atletas que representam nossa cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais porque colhemos muitos frutos”, aponta o secretário de Esporte, Gerfeson Aragão.

Mãe de Bianca, Viviane Guimarães, reconhece a importância do programa municipal de incentivo ao esporte.

“O Aparecida Compete e super importante para a Bianca. Sem ele não teríamos condições alguma de participar de várias competições.  Sou muito agradecida por tudo”.

DNA

A vocação para o esporte vem de berço. Bianca é filha e netas de atletas faixa preta no taekwondo. “O avô dela foi meu companheiro de treinos. O pai é paraquedista do Exército Brasileiro e ex-atleta”, revela o Edgar Guimarães.