Vilmar Mariano autoriza licitação para construção de cinco CMEIs

Por Rodrigo Augusto

6 de outubro de 2023

Foto: Wigor Vieira

Novas unidades irão beneficiar, em média, mil crianças com idade entre seis meses e cinco anos

Na manhã desta sexta-feira, 6, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano assinou a autorização para licitação de construção de cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Cada unidade vai atender, em média, 200 crianças com idade entre seis meses e cinco anos e onze meses em período integral.

Inaugurado CMEI aos moradores do Setor Comendador Walmor

Após reforma, Ginásio do Jardim Tiradentes vai beneficiar cerca de 500 crianças e adolescentes

Escola Guiomar Rosa é contemplada com reforma

Licitação é o processo por meio do qual a administração pública contrata obras, serviços, compras e alienações.

Serão investidos cerca de R$ 25 milhões na construção das cinco unidades de ensino infantil. Recursos do Governo Federal com contrapartida do Tesouro Municipal.

“Hoje, é um dia muito especial porque estamos autorizando o início do processo de licitação para construirmos mais cinco CMEIs em nossa querida Aparecida de Goiânia. Logo após a licitação, já vamos iniciar as obras e iremos entregar no próximo ano. O investimento em educação é prioridade em nossa gestão e também fundamental para o desenvolvimento da cidade”, pontuou o prefeito Vilmar Mariano ao assinar os documentos na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Novos CMEIs irão abrir cerca de mil vagas na Educação Infantil (Foto: arquivo/Secom)

Os novos CEMEIs irão beneficiar moradores da Vila Romana, Jardim Ipê, Garavelo Park, Chácara São Pedro e Jardim Alto Paraíso. “Vamos ampliar o atendimento na Educação Infantil em cerca de mil vagas. Estamos empenhados em outros projetos e buscamos junto ao Ministério da Educação liberação de mais recursos para construção de novas unidades em outros bairros”, destacou a secretária Idelma Oliveira.

A Rede Municipal de Educação conta com 33 CMEIs atendendo mais de 5,4 mil crianças. Além disso, o município disponibiliza ainda outras cinco mil vagas por meio de convênio em 28 unidades. Ao todo, são cerca de 10 mil vagas na Educação Infantil.

CMEIs atendem crianças com idade entre seis meses e cinco anos e onze meses (Foto: Arquivo/Secom)

As crianças são atendidas de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. No período escolar, são oferecidas quatro refeições e acompanhamento pedagógico. As unidades são essenciais para que a criança tenha convívio social além do núcleo familiar. Neste período, as crianças aprendem a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.